AGROINDÚSTRIA FAMILIAR : Pelotas possui 23 empreendimentos em construção
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Programa de Agroindústria Familiar, incentiva e fomenta o crescimento de estabelecimentos desta natureza no Município.
Equipe técnica auxilia em todo o processo. Na etapa de construção, confecciona plantas e auxilia nas licenças necessárias para o funcionamento dos negócios. Dois abatedouros, seis agroindústrias de charque e/ou embutidos e mais 15 de produtos diversificados de origem animal ou vegetal encontram-se em obras.
“Precisamos pensar em ações que melhorem a renda dos agricultores e empreendedores com o beneficiamento dos produtos agrícolas. A agroindustrialização, além de ser lucrativa, contribui para que os jovens permaneçam no campo, pois o trabalho é menos penoso e melhora o padrão de vida das famílias”, justifica o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
ABATEDOUROS
Dois novos abatedouros estão em construção: Abatedouro Charqueada e o Novo Rutz. O primeiro fica localizado na estrada das charqueadas, no Areal; o segundo é um projeto novo, no 4º distrito, Triunfo, de proprietário que já possui estabelecimento do gênero na mesma localidade.
A SDR validou os dois projetos e acompanha as obras das futuras empresas que abaterão cerca de 30 animais por dia, entre bovinos e caprinos. Os empreendimentos entrarão em funcionamento quando concluídas as obras e recebidos os alvarás sanitários. A previsão indica o final do mês de setembro.
CHARQUE E EMBUTIDOS
A equipe técnica da Secretaria confeccionou as plantas de seis novas agroindústrias de produtos de origem animal – embutidos. Para que estes estabelecimentos entrem em funcionamento, é necessária juntada documental – documentação da empresa, licença ambiental e dos bombeiros, além do contrato com responsável técnico e as plantas. Algumas estão adiantadas, com o processo na fase de solicitação de alvará sanitário.
As futuras agroindústrias de embutidos são a Treichel (inclui fabricação de charque), a Nicolini, o Mercado Bergman, a Casa de Carnes Lemes, a Cia da Carne (inclui charque), e a leandro Charque e Embutidos.
OUTRAS EM CONSTRUÇÃO
Outras 15 agroindústrias de produtos diversificados de origem animal ou vegetal estão em construção. Os estabelecimentos são separados pela natureza da matéria-prima, como pescado, derivados de leite, mel. No caso de origem vegetal, estão inseridos os cogumelos.
Assim como nas demais, a SDR tem participação decisiva na construção dos empreendimentos e na orientação dos proprietários. Estão em obras o Conapz (entreposto de mel, nas Três Vendas), a Cooperativa do Leite (na Cascata), Queijos Tenda Colonial (Monte Bonito), Queijaria Ane Crochemore (Monte Bonito), Peixaria do Machinho (Navegantes), Peixaria do Luciano (Areal), Peixaria do Jean (Z-3), Peixaria do Álvaro (Z-3), Peixaria do Pontal (Pontal-Laranjal), Entreposto de Ovos (Pontal-Laranjal), Entreposto de Ovos Sul Ecológica (Estrada da Gama), Cogumelos Hirataki (Cerrito Alegre), Cogumelos Ironi (Areal), Entreposto de Mel Serramel (Três Vendas), e Entreposto de Mel Castelhano (Monte Bonito).