Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

Projeto Bombeiro Mirim alerta sobre riscos na internet

06 agosto
08:56 2018

Aulas sobre primeiros socorros, prevenção de incêndios, acidentes e afogamentos integram o cronograma de atividades

Há cinco semanas, 30 alunos da rede de ensino de Pelotas vivenciam a rotina dos bombeiros e são instrumentalizados para uma cidadania responsável em relação à prevenção de acidentes e incêndios. O projeto Bombeiro Mirim é uma ação de educação preventiva desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS) e representa uma atividade do Pacto Pelotas pela Paz. A quinta aula ocorreu na manhã deste sábado (4), na sede do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, e trouxe a percepção de riscos como tema central dos ensinamentos.

“Nestas semanas de trabalho, já é possível identificar uma grande evolução. Eles relatam experiências, interagem bastante e têm apresentado ótimos resultados. Inclusive as escolas nos dão um retorno positivo, afirmando que é visível a mudança de postura na sala de aula, o que se torna exemplo para outros colegas”, disse a bombeira e coordenadora do projeto, Thaiane Schneider.

AÇÕES focam diversas atividades voltadas à cidadania responsável

AÇÕES focam diversas atividades voltadas à cidadania responsável

Os riscos na rua, em casa e na internet foram os assuntos deste sábado. O último despertou a curiosidade e interesse dos estudantes, já que a maioria afirmou possuir redes sociais e estar ciente dos problemas que a vida online proporciona. “Mesmo dentro de casa, podemos estar expostos a riscos, como o assédio virtual, ameaças e o acesso a conteúdos inapropriados”, exemplificou Thaiane. Evitar o compartilhamento de informações pessoais, não interagir com desconhecidos na internet e dialogar com os pais foram alguns dos conselhos apontados por ela.

Futuros bombeiros mirins

O projeto beneficia 20 crianças da rede municipal e 10 da estadual – sendo 16 meninos e 14 meninas, entre 10 e 12 anos, das escolas Jeremias Froes, Carlos Laquintinie, Joaquim Assumpção e Doutor Francisco Simões. Todos recebem uniformes, material didático e de higiene pessoal, além de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O conteúdo programático, ministrado por seis bombeiros militares até novembro, prevê ainda a prevenção de afogamentos e acidentes; segurança no trânsito; primeiros socorros; preservação do meio ambiente; e comunicação hispânica. No próximo sábado (11), a prevenção de incêndios será o tema da aula.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções