CAPÃO DO LEÃO : Gestores municipais em premiação polêmica
Instituto promotor das distinções ganha destaque nacional negativo por supostas negociatas nas homenagens
Alguns filósofos de ocasião costumam dizer que “o que está ruim sempre pode piorar”. A frase se encaixa como uma luva no contexto astral do prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco(PT). O político leonense que é réu num processo instaurado pela Câmara Municipal do município, que visa a cassação de seu mandato por suspeita de remanejamento irregular de verba orçamentária, ganha mais um problema para administrar. Ou não.
A suspeita é de mal uso do dinheiro público, quando do recebimento de distinção outorgada pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. Em dezembro de 2017, Nolasco foi condecorado com a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro”. À época, a administração petista comemorou o título aludindo que “a premiação foi concedida pela aprovação e o reconhecimento do trabalho realizado a frente da gestão Governo de Todos”, desde o início daquele ano, primeiro do mandato do PT no município.
Em publicação “institucional-comemorativa” pelo “prêmio”, o Instituto Tiradentes é reconhecido pela gestão leonense como “renomada empresa brasileira que avalia a opinião pública – condecora com a “Medalha Tiradentes” apenas os políticos que obtiveram os melhores índices de aprovação nas pesquisas em relação aos serviços prestados à comunidade e que possuam ilibada idoneidade moral. A avaliação teria sido feira entre os dias 10 e 21 de outubro daquele ano, ou seja, no 10º mês da gestão petista.
Além de Mauro Nolasco, foram condecorados pelo Instituto Tiradentes o secretário da Saúde, Wolke Rodrigues – Colar Ouro – que teve sua gestão classificada como ótima, e o secretário de Governo, Cristoni Costa, o qual recebeu a “Medalha Tiradentes – Colar Prata – “reconhecido” pela população como ótima atuação frente à pasta.
As distinções aos gestores leonenses ocorreram durante Seminário realizado pelo Instituto, em Porto Alegre, entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Porto Alegre. A comemoração foi publicada no site da Prefeitura de Capão do Leão.
“Essa conquista, divido com todos os colaboradores da gestão, pois sem eles jamais conseguiríamos – em meio a tantas dificuldades financeiras e estruturais – enfrentar os desafios, organizar a casa e realizar algumas ações significativas já no primeiro período do Governo. Mas, meu agradecimento especial é à comunidade leonense e a todos que creditaram o voto de confiança a mim, a Gil e ao nosso projeto. Essa vitória é nossa”, agradeceu o prefeito Mauro Nolasco, à época, durante a condecoração.
FANTÁSTICO – Neste domingo, o Programa Fantástico (Globo) apresentou em matéria do repórter Giovani Grizotti denúncia contra o Instituto Tiradentes e vários administradores públicos, inclusive gaúchos, os quais recebiam distinções alicerçadas em verbas públicas, geralmente em eventos com focos disfarçados. Num desses eventos o Instituto entregou a distinção “prefeito nota 10” a um animal, burro, da família asno-doméstico.
NO PORTAL da Transparência, da Prefeitura de Capão do Leão, consta depósito no valor de R$ 1.734,00 em favor do Instituto Tiradentes, no ano 2017, mais liberação de diárias no valor de R$ 988,00 ao prefeito Nolasco, dia 6 de dezembro de 2017. Wolke e Cristoni provavelmente também devem ter viajado com diárias.
CONTRAPONTO – Em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura leonense, a Reportagem do Diário da Manhã recebeu a seguinte consideração: “A posição do Executivo sobre a premiação do Instituto Tiradentes é a mesma que divulgamos na ocasião. O convite para receber a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro” foi realizado a partir da pesquisa de opinião apresentada pela instituição, que fazia referência a aprovação da gestão municipal. Vale ressaltar que os valores depositados em nome do Instituto se referem a participação dos representantes do Executivo no 122º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-prefeitos, vereadores, procuradores e secretários de Governo, em Porto Alegre”.
As informações noticiadas pela gestão estão no endereço www.prefeitura.capaodoleao.com.br//medalha-tiradentes-colar-de-ouro-prefeito-recebe-premio-pela-aprovacao-e-reconhecimento-da-gestao/