SANTA CASA : Reunião na Prefeitura busca saídas para crise
A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com o provedor da Santa Casa de Pelotas, Lauro Melo, ontem, para tratar das dificuldades financeiras da instituição. Entre as pautas discutidas está o resultado da visita do provedor a Brasília, na última terça-feira.
Em conversa com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, foi indicada a possibilidade de pleitear verbas junto ao fundo extraorçamentário da pasta. Um ofício assinado pela prefeita será encaminhado à capital federal, solicitando o repasse de pouco mais de R$ 5,5 milhões, valor suficiente para quitação de dois meses de honorários médicos, dois meses de material hospitalar e 70% da folha de pagamento. Todavia, não há previsão para liberação do recurso.
Paula também deverá se reunir com o Conselho Deliberativo da Santa Casa após o dia 20 de agosto, na tentativa de encontrar formas com que o Município possa dar mais aporte ao hospital. A chefe do Executivo também convocou as cidades componentes da Azonasul para encontro em que serão debatidos os problemas enfrentados pela instituição e que afetam o atendimento a quase um milhão de habitantes da região sul. As áreas prioritárias são a maternidade e os leitos clínicos.
Na oportunidade, o funcionamento do setor de radioterapia também foi abordado. A Prefeitura busca maneiras de ampliar o atendimento, uma vez que apenas um equipamento vem realizando os exames em Pelotas; o Poder Público está no aguardo da chegada de outras duas máquinas, que sofreram atrasos devido a questões burocráticas relacionadas ao processo licitatório.
O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Schafer, acompanharam a reunião no Paço Municipal.