FIM DO CICLO TONINHO : Treinador deixa comando da equipe, após nove meses de trabalho
O que estava previsto se confirmou. Antônio Freitas deixou o comando técnico do Farroupilha nesta terça-feira – um dia depois da derrota por 4 a 0 para o Barra, no Cristo Rei, em São Leopoldo. A função de treinador será ocupada interinamente pelo preparador físico Mateus Salerno, mas deve ser contratado outro profissional para os quatro jogos restantes da primeira fase da Copa Wianey Carlet. O Tricolor está na lanterna do Grupo C, com seis pontos – um de distância da zona de classificação.
Além da derrota acachapante para o Barra, a entrevista concedida por Toninho ao final do jogo de segunda-feira foi fundamental para que não houvesse mais clima de continuidade no clube. O treinador criticou, com sinceridade, a estrutura do Farroupilha e o comportamento de alguns jogadores, especialmente Hugo e Felipe que foram tentar fazer teste no Grêmio sem comunicar nada à comissão técnica.
O presidente Marcus Napoleão reconheceu que havia um desgaste do técnico no clube, depois de nove meses de trabalho. “Como líder desse processo de reestruturação do Farroupilha, identifiquei que o Toninho estava desgastado de uma temporada muito difícil. Não é fácil estar na linha de frente. Julgamentos que seria conveniente que ele desse uma parada”, afirmou o dirigente.
Napoleão não observou falta de ética na entrevista bombástica de Toninho Freitas. “Não identifiquei na entrevista nada que ferisse a ética. É um desabafo pós-derrota. Cabeça quente nunca é a melhor conselheira”, completou.
O próximo jogo do Farroupilha é domingo, diante do São José, no Nicolau Fico. É possível que um novo técnico esteja no comando. Só a vitória interessa ao time tricolor.