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TRÂNSITO : Pesquisa registra envelhecimento e redução de crescimento da frota gaúcha

TRÂNSITO : Pesquisa registra envelhecimento e redução de crescimento da frota gaúcha
09 janeiro
09:22 2019

O Rio Grande do Sul ainda não está próximo de um crescimento negativo, capaz de inverter a curva ascendente da sua frota. No entanto, a série histórica dos últimos 10 anos mostra que a redução do número de novos veículos é sensível. Seguindo essa tendência, o Detran RS projeta para fevereiro de 2020 uma frota de sete milhões de veículos. Em dezembro de 2018, esse número era de 6.772.764 veículos.

Enquanto que de 2009 a 2010 o crescimento médio da frota foi de 6,6%, de 2017 a 2018 o aumento foi de 3% – menos da metade. A virada se deu de 20012 a 2013, quando o crescimento médio anual passou de 6,8% para 6,4%, iniciando a curva descendente.

Em 2014, o Detran RS registrou crescimento médio de 5,3%; e, em 2015, de 3,5%. Em 2016 e 2017, houve 2,7% de crescimento, o menor da série. E 2018 apresentou leve crescimento, com média de 3%. Considerando a divisão da frota por tipo de veículos, cabe analisar se o decréscimo se dá uniformemente ou se difere de um tipo para o outro.

Quando o crescimento da frota é dividido em tipos de veículos, percebe-se que automóveis e caminhões sofreram pequena variação quanto ao volume no conjunto dos veículos: em 2009, os carros representavam 62% da frota e passaram a ser 61% em 2018; os caminhões eram 5% e passaram a 4%.

Já motocicletas sofreram variação maior no período, reduzindo sua participação de 20% para 17%. Em sentido contrário, os utilitários e caminhonetes aumentaram a participação na frota, passando de 9% para 13% nos últimos 10 anos. Ônibus e micro-ônibus mantiveram-se na proporção de 1% da frota, e reboques e semirreboques passaram de 3% a 4%.

Idade da Frota

Idade da frota

A frota gaúcha está envelhecendo: 21,3% dos veículos têm mais de 30 anos de fabricação. Em 2009, a porcentagem de veículos com mais de 30 anos era de 19%. Quando pensamos em veículos novos, aqueles com menos de um ano de fabricação são hoje menos da metade do que eram em 2009: 2,3% da frota em 2018, contra 5% há 10 anos.

Os veículos entre um e cinco anos de fabricação, que em 2009 representavam 20,1% da frota, em 2018 eram somente 12%. Veículos entre 15 e 20 anos passaram de 10,6% para 12% e aqueles entre 20 e 30 anos de fabricação, que eram 8,5% em 2009, saltaram para 11,7% no ano passado.

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