MAIOR NAVIO DA MARINHA : Porta Helicópteros Multipropósito Atlântico pode ser visitado em Rio Grande
Com 203 metros de comprimento, capacidade para abrigar 800 militares e operar simultaneamente com sete helicópteros, o Porta Helicópteros Multipropósito Atlântico atraca em Rio Grande, no Sul do estado, nesta quarta-feira (23). O navio, que tem suporte hospitalar e pode ser empregada em missões de caráter humanitário, entre outras, fica aberto à visitação no final de semana de 25 e 26, das 14h às 19h.
Nesta últimasexta-feira (18), o comandante do 5º Distrito Naval, responsável pelos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o vice-almirante José Renato de Oliveira, e o capitão de mar e guerra Luciano Peres de Novais foram ao Palácio Piratini entregar um convite para que o governador Eduardo Leite conheça o navio e almoce com a corporação na quinta-feira (24).
“Há 17 anos que um navio da esquadra do porte do PHM Atlântico não atraca na cidade de Rio Grande. O último que esteve aqui foi o Porta Aviões São Paulo, em 2002”, destacou o comandante. Além do porta helicópteros, outros três navios já atracaram ou estão chegando ao município gaúcho como parte do ‘Aspirantex 2019’, formação militar-naval de 320 aspirantes da Escola Naval. No total, quase 2 mil militares ficarão 10 dias na cidade (de 17 a 27), movimentando a economia local.
“Agradeço pela escolha de Rio Grande, que representa a valorização de todo o estado e muito importante neste momento em que estamos tentando sair da crise fiscal e recuperar o desenvolvimento pleno”, salientou o governador durante a visita.
O primeiro navio a chegar em Rio Grande, a Fragata Independência, ficará aberto à visitação pública nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), das 14h às 19h. O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia e a Fragata Rademaker estarão abertos à visitação pública, na sexta (25) e sábado (26), no mesmo horário do Porta Helicópteros Multipropósito Atlântico. O acesso será pelo portão 4 do Porto Novo.