Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PREVENÇÃO DO SUICÍDIO : Posto vai funcionar em Pelotas

PREVENÇÃO DO SUICÍDIO : Posto vai funcionar em Pelotas
16 agosto
09:29 2019

O NUPPS – Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde do IFSul – Campus Pelotas, e o Comitê para Implantação do CVV – Centro de Valorização da Vida em Pelotas, com o apoio da Reitoria do IFSul, estão implantando um Posto de Prevenção do Suicídio na cidade. Neste sentido estão trazendo à Pelotas, a Sra. Joceli Roncarelli, Voluntária do CVV de Caxias do Sul, Coordenadora da Comissão Regional Gaúcha do PSV – Programa de Seleção de Voluntários, e do Jurídico da Comissão Nacional de Expansão do CVV, para ministrar o curso gratuito de capacitação, aos candidatos inscritos previamente pelo link disponibilizado, para poderem desenvolver o trabalho voluntário e atuar futuramente no Posto CVV.

O curso do PSV – Programa de Seleção de Voluntários, ocorrerá de forma presencial, no dia 17 de agosto de 2019, das 8h -12h e das 13h -18h,  e no dia 18 das 08h -12h, (sábado e domingo),  no Mini-auditório 1 do IFSul – Campus Pelotas (antiga Escola Técnica/CEFET) localizado na Praça 20 de Setembro, 455 – Centro, e os próximos encontros serão á distância.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, com 57 anos de atividade, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil.  Através dos Postos, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. São aproximadamente 105 Postos e mais de 3100 Voluntários que se revezam em plantões de 4 horas e meia por semana.

O Voluntário trabalha no sentido de compreender a pessoa que procura o CVV, prestando uma escuta atenta e solidária, dessa forma, valorizando sua vida. O atendimento ocorre em clima de profundo respeito e confiança, além do sigilo e anonimato. Basta que a pessoa acesse o telefone 188 ou o site http://www.cvv.org.br , para falar com um voluntário ou com o Posto CVV de sua região

A instituição é mantida com as contribuições dos próprios Voluntários e também por doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade que reconhecem a importância do trabalho. Neste sentido, o Comitê está em fase de captação de recursos e solicita a todos os interessados em prestar apoio, que o façam da forma que lhes for possível. O CVV faz parte da estratégia de prevenção do suicídio do Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções