Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

Combate ao Aedes no Simões Lopes

Combate ao Aedes no Simões Lopes
11 março
10:39 2020

A Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams) da Secretaria de Saúde (SMS), realizou uma ação de combate ao mosquito Aedes no Simões Lopes, Fragata. Desde o início de março, seis focos com larvas do Aedes aegypti foram identificados no bairro pela equipe de Agentes de Combate a Endemias, que também encontrou o mosquito adulto circulando pelo bairro.

Conforme a chefe da Vigiams, Isabel Madrid, a notícia preocupa, já que Rio Grande, cidade vizinha a Pelotas, já registrou casos de dengue autóctone, ou seja, que foram contraídas dentro do município. “Estamos próximos de Rio Grande e isso facilita a entrada do vírus em Pelotas. A população precisa ajudar para evitar que tenhamos um surto.” Para combater o problema, a Vigiams vem aplicando produtos químicos nos bairros.

No entanto, Isabel alerta que a comunidade pode ajudar, mantendo os pátios limpos e livres de água parada. Tanto o Aedes aegypti quanto o albopictus são transmissores da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Desde o início do ano foram identificados 44 focos do Aedes na cidade – 32 de albopictus e 12 de aegypti -, a maioria no Balneário dos Prazeres (29) e no Fragata (10).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções