Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

À ESPERA DO VERÃO : Prefeitura requalifica 20 praças

05 novembro
07:24 2018

A procura da população por espaços ao ar livre tem crescido com a chegada da primavera e o aumento gradual das temperaturas. Essa mudança de comportamento era prevista pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), que durante setembro e outubro recuperou 20 praças, em diferentes pontos da cidade, e pretende requalificar outros 13 pontos até o final do ano.

Praça 03Todas as regiões do município foram contempladas pelas melhorias, confirmou o secretário Jeferson Dutra, que também destacou a atenção especial dedicada às praças localizadas na orla do Laranjal, em função da proximidade do verão. Na praia, pelo menos seis espaços receberam requalificação paisagística, brinquedos e mobiliários novos para receber as famílias:

  • dois em frente e nos fundos do Shopping Mar de Dentro;
  • três ao longo da orla;
  • uma localizada próxima ao Condomínio Vila Mariana.

A Cohab Lindóia foi outra localidade que também recebeu intervenções. O diretor de Praças e Ecopontos da Ssui, Vicente Amaral, lembrou que os moradores haviam solicitado a reforma das pracinhas das ruas José Rizzolo, Açores e Ernani Osmar Blass há algum tempo e, desde que os espaços foram entregues à comunidade, são utilizados com frequência.

As reformas também chegaram ao Sítio Floresta, Cohab Fragata, Guabiroba e a outros bairros do município. O objetivo da Prefeitura com esse trabalho é garantir mais espaços públicos de qualidade para a população, estimular seu uso e inibir a depredação.

“O verão está próximo e nossa preocupação é oferecer espaços para que os moradores dos bairros, por exemplo, possam se divertir sem precisar vir ao Centro”, lembrou Amaral.

Praça 02A busca por espaços de lazer

Independentemente da cidade, as praças públicas fazem parte da rotina de seus habitantes e, em Pelotas, isso não é diferente. Entre as mais antigas estão as pracinhas do parque Dom Antônio Zattera e da praça Coronel Pedro Osório, que recebem muitas crianças e famílias aos fins de semana e finais de tarde. Os dois locais receberam melhorias recentemente, que são comemoradas pelos frequentadores:

“Gosto de trazer minha filha para aproveitar a pracinha da Pedro Osório sempre que consigo, pois sempre tem outras crianças para ela brincar. Pelo menos uma vez na semana estamos aqui”, destacou a moradora do Navegantes, Priscila Neujar.

A realidade da praça do Centro também é confirmada por Janaína Albuquerque, que acompanhava os filhos durante as brincadeiras. A dona de casa que reside na rua Carlos Gotuzzo Giacoboni, no Fragata, citou alguns locais que costuma frequentar com sua família e destacou as pracinhas da Cohab Fragata como suas preferidas.

“É uma rotina familiar, a gente senta pra tomar um mate enquanto as crianças brincam. As pracinhas da Cohab Fragata são as melhores pra isso”, confirma Janaína.

Apesar das melhorias evidenciadas pelas mulheres, ambas também falaram sobre algumas praças públicas que sofrem com a depredação constante da população em seus bairros.

No Navegantes, por exemplo, onde Priscila reside, a pracinha próxima da Unidade Básica de Saúde já passou por diversas reformas e segue sendo depredada.

“Quando vejo algum adulto subindo nos brinquedos, já chamo a atenção. As pessoas precisam ajudar a cuidar das pracinhas, e não destruí-las”, frisou Priscila.

AS MELHORIAS em diferentes bairros preparam a cidade para a chegada do calor, quando aumenta o movimento nos espaços públicos ao ar livre

AS MELHORIAS em diferentes bairros preparam a cidade para a chegada do calor, quando aumenta o movimento nos espaços públicos ao ar livre

Dever do cidadão

A depredação de espaços públicos não se resume apenas aos brinquedos das pracinhas. Há poucos dias, por exemplo, a placa de bronze do monumento em homenagem ao Dr. Urbano Garcia, localizado na praça Coronel Pedro Osório, quase em frente ao Grande Hotel, estava solta, indicando que alguém havia tentado furtar essa parte da estátua.

Para Amaral, faz parte do dever do cidadão ajudar na conservação e denunciar sempre que verificar situações suspeitas. Para isso, indica que a população entre em contato com a Guarda Municipal pelo número 153, quando verificar esse tipo de situação.

“Lembro de situações em que tínhamos entregado a praça à comunidade e, poucas horas depois, balanços estavam estragados. As pessoas precisam ajudar a conservar os espaços públicos”, finalizou Amaral.

Praça

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções