Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

ADUFPEL cobra respostas da reitoria sobre condições de funcionamento da universidade

ADUFPEL cobra respostas da reitoria sobre condições de funcionamento da universidade
25 agosto
08:54 2021

Em ofício encaminhado na última sexta-feira (20), a diretoria da ADUFPel-SSind reitera a solicitação de informações orçamentárias e de pessoal terceirizado, bem como de informações atualizadas sobre a relação da UFPel com a EBSERH.

O pedido foi feito no dia 12 de junho e havia sido reforçado em um novo ofício enviado no dia 28 do mesmo mês. Desde a primeira comunicação, não houve resposta.

A demanda por dados orçamentários e financeiros da Universidade, tabulados por ano civil de 2015 a 2021, ajudará a avaliar as condições de trabalho no momento em que for possível retornar o desenvolvimento curricular presencialmente e os desafios causados pelo constante corte no repasse de verbas públicas. Solicita-se também a quantificação do déficit projetado para 2021 caso o orçamento permaneça restrito ao que está disponível.

É no mesmo sentido que se orienta a solicitação das informações sobre despesas com terceirizados bem como os quantitativos desses trabalhadores por segmento (vigilância, recepção, etc.) e custos de manutenção dos espaços físicos. Cabe lembrar que o orçamento de custeio, que compreende estas despesas, sofreu redução pelo segundo ano consecutivo em 2021.

Quanto à demanda final, recorda-se que, mesmo em ambiente de forte rejeição, a UFPel assinou contrato por dez anos com a EBSERH no dia 30 de outubro de 2014. Ainda com o contrato já se encaminhando para sua vigência final, surgem notícias de que a empresa propõe ampliar o domínio sobre o patrimônio da UFPel.

É preceito de transparência na administração pública o compartilhamento de informações detalhadas sobre o processo que envolva o patrimônio da Universidade na sua relação com a EBSERH, bem como as iniciativas já adotadas pela administração e a tramitação pretendida.

Assessoria ADUFPel

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções