Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

AEDES AEGYPTI : Mutirões de combate iniciam em dezembro

28 novembro
11:38 2016

O trabalho consiste em visitas a imóveis, coleta de lixo em áreas irregulares, retirada e tratamento de possíveis focos do mosquito

EQUIPES percorrerão diversas áreas da cidade

EQUIPES percorrerão diversas áreas da cidade

Os mutirões de combate ao Aedes Aegypti – mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika vírus e chikungunya – serão retomados no dia 19 de dezembro, ainda sem local definido. O trabalho consiste em visitas a imóveis, coleta de lixo em áreas irregulares, retirada e tratamento de possíveis focos de Aedes.

A decisão se deu após reunião realizada entre as Diretorias de Ações em Saúde e de Vigilância em Saúde, Secretaria de Justiça Social e Segurança e as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar. A Secretaria de Saúde colocou a pauta em reunião semanal da assessoria especial Cidade Bem Cuidada para solicitar apoio na realização de mutirões no entorno de áreas em que o aparecimento de focos do mosquito é mais corriqueiro.

O Município tem o status de infestado para o Aedes aegypti. No entanto, desde 2013 foram realizadas 11 Levantamentos de Índice Rápido do Aedes Egypti (LIRAs) e, em todas, o índice de Breteau foi de 0%. Desde a criação da Diretoria de Vigilância em Saúde, o número de focos vem diminuindo: 57 em 2013, 17 em 2014, 10 em 2015 e, até o momento, 3 em 2016.

BRETEAU

O índice de Breteau é a avaliação dos níveis de infestação de uma determinada área geográfica. É calculado da seguinte forma: número de recipientes positivos para larvas de Aedes sobre o número de imóveis trabalhados, de modo a calcular a média aritmética.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções