Agroecologia reúne agricultores familiares
A Emater/RS-Ascar e a Embrapa Clima Temperado realizaram ontem, nas dependências da Estação Experimental de Cascata (EEC), em Pelotas, um Dia de Campo sobre Agroecologia, com o tema Alternativas para Diversificação da Agricultura Familiar.
O evento contou com a participação de extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes e agricultores familiares de diversos municípios do Estado. Segundo os organizadores, o público presente foi superior a mil pessoas.
A Estação Experimental de Cascata é um local de pesquisas da Embrapa Clima Temperado que tem como proposta desenvolver tecnologias identificadas com a agricultura familiar, onde a Agroecologia se apresenta como alternativa aos sistemas de produção. A pesquisa, em conjunto com a Extensão Rural, apresenta na área as condições necessárias ao cultivo orgânico de diversas culturas da propriedade familiar.
Os participantes do Dia de Campo acompanharam e interagiram com os técnicos nas Estações, as quais apresentaram plantas bioativas, coletor solar, carbonizador de casca de arroz, injetor de biofertilizantes, fossa séptica biodigestora e clorador.
Também foram apresentadas novidades sobre cultivo orgânico da oliveira, goiaba, figo, mirtilo e amora preta. As estações mostraram ainda práticas conservacionistas, como utilização de adubos verdes em sistemas de produção de base ecológica, capim sudão, feijão de porco, mucuna preta, guandu, lab-lab anual, feijão miúdo, crotalária spectabilis, milheto e sorgo forrageiro.
Entre as culturas, os agricultores familiares conheceram cultivares e técnicas de multiplicação de mudas de batata-doce, cultivo da mandioca e amendoim em bases ecológicas e apresentação de materiais genéticos de amendoim e mandioca. Além dos quintais orgânicos de frutas e sistemas intensivos da cultura do arroz, nos quais se destacam características de baixa utilização de insumos.
Para o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, César Demenech, todas as tecnologias e práticas apresentadas estão referendadas pela pesquisa agropecuária e são estendidas aos agricultores familiares pela extensão rural, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida e a segurança alimentar da população.