Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Águas baixam em Pelotas após chuvas intensas

04 novembro
16:50 2014

O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) informa que, por volta das 22h40 desta segunda-feira (03/11/2014), cerca de 90 minutos após cessarem as chuvas – em intensidade e volume bem maior que o habitual, dentro de um curto espaço de tempo, o Sanep estima que uns 70 mm ou mais – as águas já haviam baixado na grande maioria das vias da cidade.

O superintendente Nede Santana explicou que, apesar das bombas estarem funcionando a pleno, como o volume de água do canal São Gonçalo subiu muito rapidamente acabou por ocorrer o refluxo, ou seja, as bombas não davam conta e a água retornava para a cidade, alagando as ruas.

Equipe da autarquia percorreu os pontos mais críticos de Pelotas, que tendem a inundar com grandes volumes de chuvas, como a Marcílio Dias, a avenida Saldanha Marinho, na frente do IFSul, alguns pontos da Tiradentes, a Mário Meneghetti, no Navegantes e, sobretudo – a área que parece ter sido mais afetada – o loteamento Eldorado, perto do Aeroporto Internacional de Pelotas. “No Eldorado ainda não identificamos a causa para a inundação, mas nestas outras áreas alagadiças é só parar a chuva e em pouco mais de dez minutos a água baixa”, ponderou Santana.

Outro problema rapidamente identificado pelo Sanep ocorreu na rótula do Shopping Pelotas, onde se cruzam as avenidas Ferreira Viana e São Francisco de Paula. “Á água do canal da Francisco de Paula tomou velocidade na descida íngreme e acabou por deslocar a tubulação, deixando o loteamento Umuharama sem água”, explicou o superintendente. O Sanep estima que o conserto pode tardar até 48 horas.

A autarquia também identificou um buraco, que se abriu na pista da avenida Ferreira Viana, na altura da entrada do Loteamento Umuharama. Os veículos que transitarem devem redobrar os cuidados, no local, que já foi sinalizado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções