ALÉM DA ESCOLA Ensino e aprendizagem através de vivências fora da sala de aula
A busca – por atividades que proporcionem vivências de situações reais e, consequentes, formas diferenciadas de ensinar-aprender – é incessante. Se não parece a regra na educação pública, pode ser o diferencial dos professores orientadores do Seminário Integrado 2 (SI2), do Colégio Estadual Dom João Braga (DJB)/Pelotas, Eunice Souza Couto e Robson Simplicio de Sousa.
Na perspectiva de despertar a consciência sobre o mundo em que vivemos, está em desenvolvimento o projeto de pesquisa “A aventura de viver no séc. XXI”. Para isso, realizaram, nos dias 25 e 26 de abril, um acampamento ecológico, no Ecocamping Municipal, distante das tecnologias, inclusive de informação.
Durante 24 horas, dezenove alunos, sob a supervisão dos professores, montaram suas barracas, cataram lenhas e gravetos para acender uma fogueira – o uso de carvão não era permitido –, cozinharam, praticaram esportes, tocaram violão e cantaram. O ponto máximo da atividade foi a convivência, na qual o coletivo sempre deveria preponderar.
Antes do retorno à cidade, todos sentaram-se, em círculo, para refletir e avaliar a atividade realizada.A posição unânime era positiva em relação ao trabalho desenvolvido, com pedidos de ficar mais tempo ou repeti-lo.
Entretanto, esta não foi a etapa final e conclusiva da proposta: ainda se fazia necessário relatar – aos demais colegas e professores – a experiência vivida, compartilhando as aprendizagens.
Para socializar o material e ideias sobre a apresentação, foi criado um grupo fechado, na rede social Facebook, no qual foram postadas as fotografias (os únicos recursos tecnológicos no acampamento eram as câmeras fotográficas e um telefone celular para caso de emergência) e discutidas as ideias sobre a metodologia a ser empregada. Além do grupo virtual, foram disponibilizadas aulas do SI2, em turno regular e inverso. Nestas, os estudantes produziram vídeos e slides e compuseram um rap para contar sua experiência.
Nos primeiros períodos de aula – em turno regular – do dia 07 de maio, no auditório do Colégio, para equipe diretiva, professores e colegas dos 2º e 3º anos, do Ensino Médio Politécnico (EMP), o grupo apresentou sua vivência e aprendizagens, de forma descontraída, bem humorada e emocionante.
A partir de agora, inicia o desenvolvimento da pesquisa, do 2º ano/2014, em torno do problema: “Como (sobre)viver causando o menor impacto ambiental possível?”. O objetivo geral do projeto é “perceber o quanto dependemos/comprometemos o ambiente a partir das práticas cotidianas de sobrevivência”.