Alunos de escolas municipais de Pelotas fazem curso de programação
Iniciativa foi viabilizada pela parceria da Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
Uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande – (IFRS) está proporcionando o acesso a alunos do 8° e 9° anos de duas escolas municipais ao curso de programação da área de informática. O trabalho coordenado pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) atende 60 alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria Helena de Vargas e Mário Meneghetti.
A titular da Smed, Adriane Silveira, ressaltou a importância do projeto que teve início neste mês. “Esse curso amplia os conhecimentos dos alunos, voltados ao uso das tecnologias digitais, e estimula o pensamento computacional”, explicou.
O curso terá dez encontros em cada escola e apresenta como objetivo o ensino de conceitos relacionados à programação e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, por meio de atividades lúdicas voltadas ao contexto que os alunos estão inseridos. Para isso, será utilizada a plataforma gratuita Scratch, que é um software que usa blocos lógicos e itens de som e imagem para que os usuários possam desenvolver seus próprios projetos (histórias interativas, jogos, animações).
O curso é ministrado pelos professores e bolsistas do IFRS, juntamente com as professoras referência dos laboratórios de informática das respectivas escolas, além da presença das coordenadoras do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas.