ANVISA : Vereador quer explicações sobre lote de medicamentos suspenso
O vereador Marcos Ferreira, Marcola (PT), vai enviar pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde para detalhar informações sobre um lote do medicamento carbamazepina, cuja entrega a pacientes foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, em todo o país.
O fato ocorreu a partir de denúncias geradas em Pelotas pela mãe de um menino que faz uso da medicação. “Recebemos a denúncia da mãe de que o remédio estaria prejudicando seu filho, e queremos mais explicações da Secretaria”, disse o parlamentar.
Em visita à Farmácia Municipal, terça-feira, Marcola constatou que as caixas contendo o medicamento estão lacradas. Segundo a superintendente da Secretaria, Ana Costa, a medida foi tomada em atendimento à determinação da Anvisa, que recebeu laudo de análise do lote da carbamazepina efetuado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
O resultado da análise foi considerado insatisfatório, com a “presença de sedimento no fundo dos cinco frascos analisados”.
O vereador está solicitando à Secretaria a data de aquisição do medicamento, a quantidade adquirida e quando o lote em questão chegou a Pelotas e quais os pacientes que receberam o produto.