AO AR LIVRE : Mercado Central está consagrado
Em 2015, o prédio histórico localizado na área central de Pelotas se tornou um dos locais favoritos de centenas de pessoas para o happy hour diário, compras e eventos culturais
O ano de 2015 foi, definitivamente, o ano do Mercado Central de Pelotas. Cada final de tarde, ao sair do trabalho, centenas de pessoas ocupam as mesas ao ar livre dos bares, cafés, lancherias e restaurantes localizados no Largo Edmar Fetter e no entorno do Mercado para desfrutar uma happy hour.
Os atrativos variam. Para beber: cafés, sucos, cerveja, vinhos, chopes artesanais, etc. Para comer: sanduíches, lanches, pastéis, salgados, porções de iscas de carne, fritas e outros petiscos e até pratos mais elaborados como grelhados, parrilla e frutos do mar.
No interior do Mercado, bancas oferecem os tradicionais doces de Pelotas, queijos, vinhos, artesanato, temperos, cereais, fruteira, produtos coloniais, artigos de gaúcho, esmalteria, floricultura, souvenirs típicos do Município, produtos especializados para dietas alimentares, entre outros. Nas bancas do lado de fora, além das opções gastronômicas, pelotenses e visitantes encontram informações turísticas e as tradicionais barbearias e peixarias.
ATRAÇÕES CULTURAIS
As secretarias de Cultura (Secult) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) promovem atividades artísticas e culturais que visam a atração de público para o local. E tem dado certo! Centenas de pessoas já consagraram o Mercado das Pulgas, aos sábados, das 10h às 19h, e eventos musicais, como o Mercado Samba Clube e o Samba Renascença, em sábados intercalados, das 18h às 21h; “Terça com Música, que retorna em março, das 18h às 21h; exposições fotográficas; a feira de produtos orgânicos, às quintas-feiras, das 14h às 20h, no Largo; e alguns eventos esporádicos, como o Clube do Choro, apresentações de teatro e a Semana do Peixe, que este ano vai ocorrer de 22 a 26 de fevereiro – além da comercialização do pescado e de produtos feitos a partir de frutos do mar, os estabelecimentos gastronômicos do Mercado estarão oferecendo algum prato com peixe nesta semana.
Com tantas atrações, o Centro Histórico de Pelotas também mudou. Famílias passeiam pela praça Coronel Pedro Osório, casais aproveitam o início da noite para namorar nos bancos, grupos de amigos se reúnem em rodas de violão, tomar chimarrão e até para estudar… Outros passeiam com seus cachorros, andam de bicicleta, fazem jogging ou slackline…
NOVO EDITAL PARA BANCAS
O Mercado Central ainda tem disponíveis 10 bancas, de um total de 69. A Sdet lançará em fevereiro um novo edital para interessados em adquirir uma concessão no Mercado. Nestas vagas podem ser abertos estabelecimentos nos seguintes ramos: quatro de gastronomia, quatro para comércio (é permitido congelados, doces e chocolates artesanais, materiais para camping ou tabacaria), uma para salão de beleza e uma para agência de turismo receptivo com informações turísticas.
RESTAURADO
A revitalização do prédio histórico, com um investimento de quase R$ 3 milhões, recursos do Ministério da Cultura/Programa Monumenta, foi concluída no final de 2012.