Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

APADRINHAMENTO AFETIVO : Abertas as inscrições para candidatos

09 março
09:27 2016

Estão abertas as inscrições para os interessados em se candidatar ao Apadrinhamento Afetivo.

De iniciativa da Promotoria da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual, em parceria com a prefeitura de Pelotas e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o Programa chega aos dez anos e à 16ª edição. Os candidatos a padrinho ou madrinha podem se inscrever até o dia 8 de abril, das 13h30min às 17h30min, na Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) – rua Marechal Deodoro, 404.

A ideia do Programa é que as crianças e adolescentes tenham alguém que os acompanhe na escola em datas especiais, que olhe seus cadernos, que os inclua em programas de família, e que os oriente e apoie em momentos importantes como a escolha de uma profissão e no momento em que tiverem idade para sair da instituição e criar o seu próprio espaço.

A ideia do Programa é que as crianças e adolescentes tenham alguém que os acompanhe, oriente e apoie em momentos importantes.

Os padrinhos podem ser homens ou mulheres, solteiros ou casados, de qualquer idade. A ideia do Programa é que as crianças e adolescentes tenham alguém que os acompanhe na escola em datas especiais, que olhe seus cadernos, que os inclua em programas de família, e que os oriente e apoie em momentos importantes como a escolha de uma profissão e no momento em que tiverem idade para sair da instituição e criar o seu próprio espaço.

Para ser madrinha ou padrinho, o candidato deve ter no mínimo 21 anos, e pelo menos 16 anos a mais do que o afilhado. Para se inscrever, é necessário apresentar documentação, passar por uma entrevista preliminar e oficinas de sensibilização – que tratará de temas como violência física e psicológica, negligência e maus tratos, limites, vínculo e apego, a realidade da vida em abrigos, aspectos jurídicos, e as responsabilidades sociais do cidadão. Depois disso, os candidatos são selecionados por critérios de afetividade, maturidade, disponibilidade, compromisso e responsabilidade.

As crianças ou adolescentes devem ter situação jurídica definida e ter possibilidades remotas ou inexistentes de adoção. Os afilhados também serão preparados para a relação com os padrinhos. Nessas oficinas serão debatidos temas como limites, responsabilidades, vínculo e apego, respeito às diferenças, pertencimento e diferença entre apadrinhamento e adoção.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 53.3309-3600.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções