Apenas três pontos estão próprios para banho no Laranjal
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) divulga, nesta sexta-feira (21/02/14), mais um resultado de balneabilidade da orla do Laranjal. Dos dez pontos analisados pelo Laboratório do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) estão liberados para banho o ponto sete (Santo Antônio – Hotel Praia Laranjal), ponto oito (Balneário dos Prazeres) e o ponto dez (Colônia Z3).
Conforme o chefe do Departamento de Tratamento do Sanep, Vinícius Gonçalves, os padrões de qualidade da balneabilidade devem melhorar quando entrar água salgada na Lagoa e diminuir o volume de chuvas. “Infelizmente, a situação não vai mudar enquanto a Lagoa continuar a não salgar”, explica.
Não estão com condições adequadas para banho o ponto um (Pontal da Barra); ponto dois (Valverde – Trapiche); ponto três (Valverde – em frente à pizzaria Aki Pizza); ponto quatro (Santo Antônio – avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção, esquina Bagé); ponto cinco (avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção, esquina Rio Grande do Sul), ponte seis (Santo Antônio – av. Doutor Antônio Augusto Assumpção, em frente ao restaurante Santo Antonio) e o ponto nove (Ecocamping).
As amostras coletadas seguem as definições da Resolução 274/2000 do Conselho do Meio Ambiente (Conama).