Aplicativo Meu INSS agiliza o atendimento
Horas na fila, muitos papéis e tempo de espera. Depois de uma vida de trabalho, essa era a realidade de muitos brasileiros que buscavam a aposentadoria. Com a chegada da tecnologia, isso mudou. O governo criou o aplicativo. Meu INSS e, com isso, muitos serviços que precisavam ser feitos presencialmente podem ser resolvidos sem sair de casa.
Foi o caso de Raul Rosinha que solicitou a aposentadoria, pela Internet, pelo Meu INSS. “Logo quando eu cliquei, o próprio sistema já me disse que eu teria direito, eu já tinha cumprido os requisitos legais para requisitar a aposentadoria”, disse. Em pouco tempo, Raul finalizou o processo e 35 minutos depois foi avisado por e-mail que o requerimento foi aprovado. “Veio o número da carta do benefício, o valor que eu teria direito a receber e também o banco que eu receberia. Então, assim, foi muito rápido”, ressaltou.
O empresário de Juiz de Fora, Bernardo Bahia, também fez o pedido de aposentadoria pela Internet. E contou que foi tudo muito mais rápido que esperava. Depois de fazer o requerimento, pouco tempo depois recebeu uma mensagem via e-mail e uma via SMS sobre a aprovação do pedido.
Bernardo lembrou que antigamente tinha gente que chegava a contratar advogado para resolver a aposentadoria e hoje está tudo mais fácil. “Tinha que juntar documentação, encaminhar dentro do próprio INSS. Era uma dificuldade muito grande. E eu consegui uma aposentadoria por três horas, assim que eu entrei com o pedido. Então, foi um ganho fenomenal”, contou.
A Central de Serviços Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Para utilizar esses serviços, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.
O presidente do INSS, Renato Vieira, destacou a importância da transformação digital. Segundo ele, em agosto, 80% de todos os requerimentos ao instituto foram feitos por telefone, aplicativo ou Internet. “O cidadão tem mais conforto, mais comodidade”, destacou.
O Meu INSS é dos serviços digitais oferecidos pelo governo. Na atual gestão, 315 serviços já foram digitalizados. Até o fim de 2020, a meta é digitalizar mil serviços. E no fim de 2022 a expectativa é de alcançar os 3293 serviços oferecidos pela administração pública federal.
O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, explicou que um mesmo serviço prestado de forma digital é 97% mais barato do que se ele fosse prestado de forma presencial. Isso porque, segundo ele, há, por exemplo, uma redução de custos logísticos e de uma série de processos administrativos. “Para o cidadão também é muito melhor. Porque ele tem a facilidade do acesso, não precisa se deslocar e ficar em fila. E aquele cidadão que não acessa a internet ou que, por opção, não queira fazer o acesso pelo canal digital, quando ele for numa agência do governo, essa agência vai estar vazia”.