Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

APOIO PARA ARTISTAS : AmaSete comemora 9 anos com mostra cultural virtual

APOIO PARA ARTISTAS : AmaSete comemora 9 anos  com mostra cultural virtual
08 junho
08:40 2021

Por Carlos Cogoy

Até 23h59min do dia 25 de junho, poderão ser feitas inscrições no edital 001/2021, que está sendo divulgado pela Associação Amigos do Theatro Sete de Abril (AMASETE). Conforme o presidente Diego Carvalho, a iniciativa visa comemorar os nove anos da entidade, cujo aniversário será em agosto. Além disso, como haverá cachê aos selecionados, também contribui para atenuar as dificuldades financeiras dos artistas. Para participar, é necessário preencher o formulário, e enviar um vídeo – duração entre cinco a trinta minutos. Conforme Diego, o edital estabelece que a temática é aberta a “todos os campos, como artes visuais, artes cênicas (teatro e dança), música, performance, artes digitais, e outros campos que congregam as diversas expressões artísticas”. Como critérios de avaliação: qualidade técnica; qualidade artística. Edital e formulário podem ser acessados, na Fanpage Amasete.

Diego Carvalho

MOSTRA – Organizadores mencionam: “Na sua contínua atuação, a AmaSete trabalha, neste momento, na pandemia da Covid-19, numa campanha de apoio aos artistas de Pelotas. Em virtude das medidas de controle, todas as atividades culturais foram canceladas, e não há formas econômicas suficientes para resolver a crise pela qual eles passam, pois a grande maioria depende de seu trabalho para sustentar a família. Por esse motivo, a AmaSete constrói um projeto de subvenção e contratação da criação dos artistas, através da 1ª Mostra Cultural Virtual. A contratação será realizada através de edital, com o objetivo de oportunizar aos agentes culturais locais, mais um canal de promoção da sua arte. Então, pretendemos apoiar os artistas neste momento de crise sanitária e econômica, promovendo a conexão das pessoas em ambiente virtual, durante o período de distanciamento social, e compreendendo o cenário cultural contemporâneo, além de estimular o pensamento sobre novas formas de produção e consumo”.

APOIO – Diego acrescenta: “É com imensa alegria que a AmaSete, apresenta sua primeira edição da Mostra Cultural Virtual. Uma mostra artística que visa promover os diversos trabalhos que foram realizados pelos agentes culturais da cidade, e que serão apresentados em agosto, no aniversário de nove anos da associação. Através do edital, será oportunizado aos artistas, de qualquer área, um suporte financeiro, como forma de apoio nesse período singular que vivemos. Com isso, estaremos possibilitando à classe cultural um espaço de palco, mesmo que virtual, para apresentar seus trabalhos”. Serão selecionados, no mínimo, sete vídeos, e a mostra está programada para os dias 13, 14 e 15 de agosto.

AMASETE foi criada a 16 de agosto de 2012. Pessoa jurídica de direito privado, a Associação Amigos do Theatro Sete de Abril, resultou de debates e diferentes abordagens. De acordo com a divulgação, sem fins lucrativos, a entidade está equidistante de partidos políticos e poder público. Como associação civil de promoção cultural, artística e educacional, tem como propósito o apoio a atividades relacionadas ao Theatro Sete de Abril. Como integrantes, artistas, ativistas culturais, gestores de patrimônio cultural, e representantes da sociedade civil organizada. Em comum, o compromisso pelo desenvolvimento da cultura em Pelotas, em especial a sequência ao legado do histórico Sete de Abril.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções