Após 9 meses de trabalho, Pelotas chega na hora de decidir o acesso
Depois quase três meses de disputa da Divisão de Acesso, o Pelotas chega ao momento mais esperado. Irá decidir o retorno à Série A do Gauchão em dois jogos com o Inter/SM – domingo, em Santa Maria, e dia 10 de junho, na Boca do Lobo. A vitória de 3 a 0 diante do Esportivo desencadeou um misto de entusiasmo, confiança e ansiedade na espera dessas duas partidas decisivas.
Foram realizados até agora 16 jogos, com oito vitórias e 25 gols marcados nesta Divisão de Acesso, pavimentando o caminho para chegar à semifinal. O sucesso da temporada depende do resultado em 180 minutos do confronto com o Inter.
O volante Carlão Moraes ressalta exatamente o clima de decisão. “Agora é o jogo do acesso. Tivemos duas oportunidades de jogar contra o Inter/SM, mas desta vez serão dois jogos diferentes. Estamos agora com o grupo completo, e temos que encarar como decisão. Esses dois jogos definem o nosso futuro”, afirma o jogador.
PORTÕES – Repetindo o que ocorreu na semana passada, o técnico Paulo Porto opta pelo trabalho com os portões fechados. A principal expectativa é sobre a zaga, já que Felipe sofreu um estiramento muscular na partida passada. Se não jogar, Ricardo Bierhals pode ser o substituto. Tem ainda Walace e Carlão Farias, mas este último perdeu espaço com a expulsão no jogo em Bento Gonçalves. Giovane Gomes deve ser o substituto de Giancarlo, que está suspenso. Leandro Vuaden será o árbitro do jogo de domingo em Santa Maria. Os auxiliares serão José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins.
Denunciado
O procurador do TJD-RS, Alberto Franco, ofereceu nesta quarta-feira a denúncia contra o Pelotas, considerando sete fatos relatados na súmula da partida de domingo na Boca do Lobo. A denúncia é feita no artigo 213 do CBJD (multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil; e perda do mando de campo de uma a 10 partidas. Também pediu a punição preventiva ao clube – não jogar em casa até o julgamento do processo. Só que a pena preventiva não foi deferida pelo presidente do tribunal, Carlos Schneider, que deu prazo até segunda-feira para que o Pelotas faça sua defesa prévia. Não tem data marcada para o julgamento.
Ídolo eterno do Inter/SM
O principal destaque do Inter/SM é um velho conhecido dos gaúchos. Francisco Resende (foto), 36 anos, já vestiu a camisa de 15 equipes do Rio Grande do Sul. Só no time de Santa Maria é a quinta vez em que foi contratado. Inclusive, esteve no último acesso do Alvirrubro em 2007. Com a camisa 10, Chiquinho é o toque de qualidade no meio-campo do Inter.
O meia marcou cinco gols nesta edição da Divisão de Acesso – dois deles na importante vitória de 4 a 1, dia 27, contra o Glória, em Vacaria. A bola parada é um risco que o Pelotas necessita evitar no jogo de domingo, no Presidente Vargas. Chiquinho é um exímio cobrador de falta. Natural de Bagé, ele só não conseguiu brilhar no futebol pelotense. Teve passagens discretas pelo Brasil, em 2005/2006; e Pelotas no segundo semestre de 2007.
Outro destaque do Inter/SM é o extrema Pablo – um velocista. O artilheiro é Jackson, que tem seis gols no Acesso. O time joga no 4-2-3-1.