Artistas negros compartilham trajetórias
Até dia 10 de julho no Espaço de Arte Daniel Bellora – rua 3 de Maio nº 1.005 -, poderá ser visitada a mostra coletiva “Trajetórias compartilhadas”. Em técnicas como acrílico sobre tela, pastel seco, mista e acrílico e tecido, exposição reúne criações dos artistas negros Zé Darci, Valdir Ferreira, Laura Barbosa, Edilaine Dutra e Jonas Fernando. Visitação de segunda a sexta das 10h às 20h. Entrada franca.
GRUPO divulga: “A exposição Trajetórias Compartilhadas, decorre da reunião de obras de artistas que trabalham juntos desde a década de noventa. À época foi formado o grupo ‘Quilombos Urbanos’, que teve várias experiências. A exemplo: exposições regionais e estaduais. Também trabalhamos com projetos sociais, e oficinas de arte nas suas diferentes formas de expressão plástica. Alguns dos integrantes já possuem trajetória internacional. Além do trabalho em grupo, por motivos geográficos, já que cada um tem outras atividades em diferentes cidades, cada artista segue uma linha individual que, na mostra, é apresentada como forma de reunir e solidificar o talento e criatividade do artista negro no Estado”.
TRAJETÓRIAS – Zé Darci é natural de Arroio Grande, e teve primeiras aulas de pintura com a professora Iarassu Braga. Já realizou mais de cem exposições, tem obra no acervo da Assembleia Legislativa, e ano passado teve quadro entregue a presidente Dilma. Edilaine Dutra é artista formada na UFPel, e já ministrou aulas de pintura. Ela explica sobre sua criatividade artística: “A fotografia é o material primeiro para que o fazer definitivo ou efetivo aconteça, assim, fotografo o que percebo sem ser objeto de análise para trabalho pictórico. A foto é a imagem do dito real, que sofre uma ‘transformação’, para cores e formas impressas por meu olhar e por minha pintura e desenhos, que depois de prontos, voltam a ser produto a ser fotografado”. Valdir Ferreira foi aluno de Nesmaro e Locatelli na então Escola de Belas Artes. Na trajetória, gráfico de jornal, carnavalesco e escultor. Jonas Fernando é autor de Histórias em Quadrinhos (HQs), destacando o personagem “Espírito Livre”. Tem participando de diferentes projetos nas artes visuais. Laura Barbosa é artista graduada pela UFPel. Ela acrescenta: “Transito pelo território híbrido que as artes plásticas me proporcionam”.