Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

ATENDIMENTO AO AUTISTA : Programa TEAcolhe é oficializado em Pelotas

ATENDIMENTO AO AUTISTA : Programa TEAcolhe é oficializado em Pelotas
02 dezembro
08:49 2021

O último dia de novembro marcou uma nova fase do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura em Pelotas. Uma cerimônia realizada na instituição, na tarde desta terça-feira (30), com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e outras autoridades municipais e estaduais, formalizou a abertura do Programa TEAcolhe do governo do Estado, transformando a unidade em Centro Macrorregional. A nova fase torna o serviço destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Pelotas, em referência no trabalho de matriciamento para 27 municípios da 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde.

Por meio do programa TEAcolhe RS, lançado pelo Estado em abril, o município teve seu projeto selecionado para aporte financeiro, incentivo e apoio. O novo serviço tem como objetivo principal articular as ações das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, voltadas às pessoas com TEA e suas famílias, orientando e qualificando novos profissionais da região e da macrorregião, por meio de equipes matriciadoras.

O novo momento do Centro de Atendimento ao Autista, segundo a prefeita, é resultado de todo um trabalho de qualidade que se tornou referência desde a sua criação, fazendo, inclusive, com que muitas pessoas viessem a Pelotas em busca de atendimento. “O projeto TEAcolhe é uma grande iniciativa. Temos muita alegria e orgulho de conseguir ser referência macrorregional, fruto de um trabalho muito bem feito com apoio das famílias da Amparho, de inúmeros  profissionais. Temos  muito orgulho também de ter sido a inspiração para levar esse projeto a todas as regiões do Estado”, destacou Paula.

Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolin de Moura passa a ser Macrorregional, se tornando referência no trabalho de matriciamento para 27 municípios

Essa inspiração também foi ressaltada pela coordenadora da equipe técnica do TEAcolhe no Rio Grande do Sul, Fernanda Barreto Mielke. “A experiência de Pelotas foi sim o nosso guia, justamente porque já era uma referência e reconhecida por outras cidades do RS. É uma alegria enorme hoje estarmos aqui lançando esse centro macrorregional para um local que já prestava um serviço com tanta habilidade”, frisou.

De acordo com a diretora o Centro e coordenadora da equipe técnica, Debora Jacks, o novo braço da instituição otimiza os serviços a partir da ampliação e fortalecimentos de novas redes de atendimento. “Esse sistema de matriciamento representa levar informação, criar equipes que entendam sobre o TEA, e consigam atender esse público, que é muito específico e apresenta características próprias, fortalecendo os serviços já existentes”, reiterou.

Também estiveram presentes no lançamento, o secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana (PSDB), que enquanto foi vereador de Pelotas e, depois, deputado estadual, aprovou projetos que beneficiam as pessoas com TEA e suas famílias, além dos secretários municipais de Saúde, Roberta Paganini; de Assistência Social, José Olavo Passos; e de Educação, Adriane Silveira. Os vereadores Cristiano Silva (PSDB) e Sid Fagundes (PT); a Delegada da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Caroline Torres Hoffmann, e a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade; também acompanharam o ato de oficialização.

Proposta de matriciamento

Este sistema é baseado na metodologia de gestão e trabalho que busca ampliar os atendimentos e as ações em saúde, educação e assistência social por meio da articulação e do compartilhamento de saberes, práticas e aperfeiçoamento da equipe matriciadora, com formações continuadas, pesquisas, publicações de artigos, dentre outras ações. Essa organização visa mapear as necessidades locais, regional e macrorregional, incentivar a criação de referências em autismo nos municípios e nos serviços e, também, fortalecer redes locais existentes.

Com a instalação da nova proposta, no mesmo espaço, passam a funcionar as duas linhas de atuação do Centro de Atendimento ao Autista: o atendimento às pessoas e a metodologia do matriciamento que busca a ampliação da rede de qualificação profissional com a macrorregionalização.

Atendimento no Centro

Na educação, o Centro seguirá o trabalho articulado com as escolas, com os atendimentos na intervenção precoce e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desta forma, permanecem abertos os campos de estágios, pesquisas voltadas ao TEA, projetos articulados com a UFPel e a formação continuada para as redes de ensino e às famílias.

Macrorregionalização

As mudanças ocorrem na organização do Centro Macrorregional de Referência em TEA que desenvolverá um trabalho de matriciamento e contará com profissionais como assistente social, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e neurologista. Esses profissionais irão desenvolver ações de encaminhamento, estruturação e formações, não somente para Pelotas, mas para os demais municípios pertencentes à macrorregião. O acolhimento, os encaminhamentos e a troca de informações dentro desta rede possibilitará às famílias uma melhor qualidade e agilidade no atendimento.

Municípios que integram a Macrorregional

3ª CRS: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas,Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Turuçu.

7ª CRS: Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções