ATO PÚBLICO : Judiciário Federal paralisa
Amanhã, dia 8 de abril, os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul fazem paralisação de duas horas e ato público, às 14h30min, em frente ao prédio do Foro da Justiça Federal do RS (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600).
No dia 25 de março, foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, o projeto de lei 7.920/14, que trata da reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal. No entanto, o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) precisam negociar os valores que viabilizem o projeto. O Congresso votou o Orçamento da União em março sem incluir esses valores.
Enquanto o governo falava em corte de gastos, o Congresso aprovava, no final de 2014, o reajuste dos maiores salários da República (dos ministros do STF, de magistrados, de procuradores da República, da presidente da República, de deputados e senadores). Não esquecendo que, também em 2014, os juízes receberam, além de aumento salarial, auxílio-moradia, no valor que pode chegar a R$ 4.377,73 por juiz.
Por esse motivo, os servidores do Judiciário, que não recebem reajuste há mais de nove anos, estão novamente mobilizados, em busca da reposição das perdas salariais que chegam a quase 50%.