Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Audiência Pública da Câmara homenageia CAVG pelos 90 anos

Audiência Pública da Câmara homenageia CAVG pelos 90 anos
10 outubro
18:22 2013

Audiência reuniu ex-alunos, professores e funcionários

Foto: Pacheco

Presidente da Câmara Ademar Ornel fala na Audiência – Foto: Pacheco

O CTG Rancho Grande viveu momentos de emoção, ao reunir, na noite de quarta-feira (9/10), ex-alunos, professores, funcionários, convidados e atuais alunos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, para comemorar os 90 anos do CAVG – IFSUL, reconhecido nacionalmente pela excelência de seus cursos e a qualificação de seu corpo docente.
A audiência pública que homenageou o CAVG foi proposta pelo presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), que ingressou na escola ainda menino, de lá saiu ao concluir o curso de técnico agrícola, e, oito anos depois, retornou como professor do mesmo curso.

“O CAVG nos acolhe, nos prepara e nos lança para a vida”, disse o vereador em sua fala. “Mas, mesmo nos lançando para a vida, nós não saímos daqui”, afirmou, “porque vivemos aqui os anos mais bonitos de nossas vidas, ao lado de nossos amigos e colegas, quando tínhamos sonhos de contribuir para construção de nosso país”.

Ornel fez questão de citar o importante papel pedagógico do Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática, Necim/CAVG-IFSul Campus Pelotas e Universidade Federal de Pelotas, por sua contribuição à educação básica no Rio Grande do Sul.
Junto com os demais vereadores presentes à solenidade, o presidente do Legislativo entregou ao diretor do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Álvaro Nebel, e ao reitor em exercício do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Marcos André Betemps, uma placa comemorativa aos 90 anos.

E, para sua surpresa, o ex-aluno e professor recebeu, dos colegas vereadores, Marcola, Ricardo Santos e Vitor Paladini, da diretora da Câmara, Mariluce Kurz Vieira e do chefe de gabinete, Pualo Coitinho, uma placa em homenagem à sua dedicação ao CAVG.
Marca preservada – Para o diretor Àlvaro Nebel, a marca registrada – CAVG – que se tornou símbolo da qualidade dos produtos fabricados pela escola, deve ser preservada, independente de quem for gestor. “Em nossos 201 hectares, plantamos alimentos, produzimos ovos e leite, gado de corte. Em nosso internato, recebemos alunos de 16 municípios da Zona Sul. O CTG Rancho Grande é o segundo CTG estudantil do Brasil, e apesar de tudo que precisamos melhorar, não vamos parar”, afirmou.
Nebel fez um relato da situação atual do Visconde da Graça – entre alunos presenciais e a distância, são cerca de 4 mil, para um quadro de 120 professores, atuando em dez cursos técnicos, quatro de graduação, quatro de ensino a distãncia, três de licenciaturas, quatro pró-funcionários e dois de pós-graduação.

O diretor também apresentou reivindicações da escola: “precisamos, urgentemente, de um novo layout para a entrada do campus; de iluminação da via, de quebra-molas, de passagem de pedestres, de transporte coletivo noturno para nossos alunos”, explicou.
Depois de pedir ajuda à Câmara Municipal para que essas reivindicações fossem atendidas, ouviu do representante do prefeito, Sadi Sapper a resposta: “vou levar os problemas apontados para o prefeito e gostaria de contar com o apoio dos vereadores para solucioná-los”.

O ex-reitor do IFSUL, Antonio Carlos Brod, disse que se sentia realizado por ter sido “a pessoa que recebeu o CAVG para fazer parte da estrutura multicampi do Instituto. o IFSUL sempre foi vocacionado para o ensino industrial, enquanto o CAVG é vocacionado para o ensino agrícola. Hoje vemos a consolidação dos dois pelo bem da Educação, e chegamos a um patamar de reconhecimento em Brasília e em nível internacional, pela qualificação do corpo docente e discente”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções