Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

AUTISMO : Centro de Atendimento é reinaugurado

AUTISMO : Centro de Atendimento é reinaugurado
04 abril
08:38 2018

Foi reinaugurado, segunda-feira, o novo Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura. Há 22 dias atendendo os alunos em novo endereço – o antigo hospital Cruz de Prata (rua General Argolo, 1801) – o dia escolhido para o evento marca também os quatro anos de atuação do centro, o Dia Mundial do Autismo, e abre a 5ª Semana Municipal do Autista.

PREFEITURA estima dobrar o número de atendimentos em até dois anos

PREFEITURA estima dobrar o número de atendimentos em até dois anos

A mudança, feita em menos de três meses, propiciará a ampliação dos atendimentos e mais qualidade aos serviços prestados, informou o secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa. A expectativa é que passe de 303 pessoas atendidas para 600, em até dois anos, de forma gradual.

A prefeita Paula Mascarenhas lembrou das dificuldades de fazer a troca para o novo prédio, em tão pouco tempo, e parabenizou os funcionários do centro e as mães pelo incansável trabalho, que está influenciando outros municípios brasileiros. “Não teríamos conquistado nada sem vocês que, com força, confiança e persuasão, fizeram nascer e crescer esse sonho. Com gentileza, podem pedir o que quiserem porque a gente sabe sonhar junto”, afirmou Paula.

O número de profissionais também deverá dobrar: de 30, passará a 60 pessoas, que acolherão crianças, jovens e adultos com autismo, em uma área de 1,2 mil metros quadrados, com cerca de 30 salas de aula, 20 banheiros individuais, biblioteca, miniauditório, e salas dos professores e de espera para mães, pais ou responsáveis. Para a diretora do centro, Débora Jacks, Pelotas só tem a ganhar com essa conquista.

“Estamos de portas abertas para que a comunidade conheça o espaço e procure o auxílio”, ressaltou a diretora.

Homenagem surpresa para as mães e o tradicional parabéns agitaram o evento que, para a presidente da Associação de amigos, mães e pais de autistas e relacionados com enfoque holístico (Amparho), Eliane Bitencourt, é um marco para o município. O Grupo Tholl e integrantes do Projeto Vida Ativa se somaram à celebração.

Centro de Atendimento ao Autista 04

“Pelotas está à frente em muitas coisas e queremos garantir que a causa continue tendo carinho e atenção. Me sinto privilegiada por ser mãe de uma criança autista” disse Eliane.

Estiveram presentes, na reinauguração, o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Saúde (SMS), Ana Costa; Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray; e Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado. Também prestigiaram o evento os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB), Luiz Henrique Viana (PSDB), Enéias Clarindo (PSDB) e Éder Blank (PDT); além do deputado estadual Catarina Paladini (PSB).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções