Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

AUTOMÁKINA : “De pernas pro Ar” no Mercado

27 abril
09:35 2016

Nesta quarta-feira às 20h no Mercado Público, apresentação do espetáculo “AutoMákina – universo deslizante”. A montagem do grupo “De pernas pro Ar” de Canoas, chega à cidade numa promoção do SESC “Cultura por toda parte”. Como atração, o personagem “Duque de Hosain’g – interpretado por Luciano Wieser -, que é acompanhado de aparato cênico. A estrutura mede seis metros de comprimento e sete metros de altura. A programação, inicialmente marcada para segunda, foi adiada em decorrência da chuva. O espetáculo será exibido no largo do Mercado.

Ator Luciano Wieser comanda a estrutura que proporciona diferentes performances

Ator Luciano Wieser comanda a estrutura que proporciona diferentes performances

AUTOMÁKINA conforme divulga a trupe: “A pesquisa ousada e inovadora do grupo propõe levar para rua um aparato cênico ímpar em qualidade visual e sonora. Com uma linguagem que mescla o simbolismo do teatro de bonecos, seus personagens autômatos, o virtuosismo das técnicas circenses, a música criada e executada ao vivo com instrumentos musicais únicos, e a poética do teatro de rua, eleva-se a dramaticidade e a dinâmica espetáculo. Tudo isto para tratar de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: ‘a arte da sobrevivência’. Este tipo de trabalho com grandes maquinarias de cena e autômatos, propõe uma nova possibilidade de interferência no urbano. Através do grande impacto que produz, rompe o cotidiano das cidades e interfere na rotina das pessoas, enriquecendo o imaginário visual e sonoro, desencadeando novas formas de ver o mundo”. Mais sobre o grupo: depernasproar.com.br

PORTÁTIL – O grupo acrescenta sobre o universo proposto: “A AutoMákina se desloca pelas ruas e praças das cidades. Por esses caminhos se apresenta o mundo do Duque Hosain’g. Um mundo portátil, pessoal e impenetrável. É como se ele tivesse optado por levar o universo junto a si, construído a partir de seus múltiplos aspectos, os quais concretamente ganham vida. Seus pensamentos, as músicas que executa e seu DNA se confundem com a nave. O tempo é deslizante e incerto. Rasgando o espaço urbano sua procura é surpreendente. O estranho o acompanha e transforma tudo que está a sua volta”.

 (C0G0Y)

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções