Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

AZONASUL : Recuperação de estradas rurais preocupa gestores

AZONASUL : Recuperação de estradas rurais preocupa gestores
11 março
09:14 2014

Em pleno período de escoamento da produção agrícola da Zona Sul, problema vem gerando desconforto às administrações municipais.

PREFEITOS terão audiência amanhã com o governador

PREFEITOS terão audiência amanhã com o governador

Trata-se da liberação de licenciamentos para operações das saibreiras municipais, que impedem obras em municípios que possuem grandes zonas rurais e estradas vicinais extensas e que vem sofrendo cada vez mais com os grandes volumes de chuva.

O assunto foi discutido durante a última reunião de prefeitos promovida pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) através de proposição apresentada pelo prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp (PT). “ É uma situação delicada, que poderá ser agravada com a previsão de ocorrências do fenômeno El Niño na região e em momento crucial para o escoamento de produções pelas estradas”, alertou Raupp.

O presidente da Azonasul, Ildo Sallaberry (PP), destacou que  mesmo que os municípios tenham máquinas novas como retroescavadeiras, caçambas, motoniveladoras, entregues há pouco tempo através do PAC 2, nada adiantará se as estradas não puderem ser recuperadas para dar vazão às safras. “São prejuízos incalculáveis neste momento de colheita do arroz”, lembrou. A saída para minimizar o problema, segundo o presidente, é buscar um decreto de emergência, através do governador Tarso Genro (PT), que permita a extração de saibro neste período crítico de safra, a exemplo do que ocorreu em 2009. Os prefeitos também buscam agilização de analises de projetos de licenciamento de saibreiras junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 

A audiência com o governador está pré-agendada para esta quarta-feira, às 9horas, no Palácio Piratini. A comitiva de prefeitos da Azoansul terá agenda coordenada pelo deputado estadual Catarina Paladini (PSB), que nesta semana estará no exercício da presidência da Assembleia Legislativa. A expectativa é de sensibilizar o governo estadual.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções