Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Bachettini reassume reitoria da UCPel com novos compromissos

31 janeiro
11:03 2014

A Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem a missão de ser sal da terra e luz do mundo. Essa foi a tônica da mensagem do arcebispo e chanceler da Universidade, Dom Jacinto Bergmann, na solenidade de posse da Reitoria. A cerimônia, que ocorreu na noite desta quinta-feira (30), reconduziu ao cargo o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, a pró-reitora Acadêmica, Patricia Haertel Giusti, e o pró-reitor Administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos.

A programação de posse teve início com uma Missa em Ação de Graças, pelos dois anos de gestão do grupo que já passaram, e pelos próximos. “A Universidade Católica de Pelotas existe para que haja vida, e vida em plenitude”, ressaltou o chanceler.

A cerimônia, que ocorreu na noite desta quinta-feira (30), reconduziu ao cargo o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, a pró-reitora Acadêmica, Patricia Haertel Giusti, e o pró-reitor Administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos.

A cerimônia, que ocorreu na noite desta quinta-feira (30), reconduziu ao cargo o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, a pró-reitora Acadêmica, Patricia Haertel Giusti, e o pró-reitor Administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos.

Após fazer sua Profissão de Fé e vestir a pelerine branca – que simboliza todas as áreas do conhecimento -, o reitor fez um discurso onde referenciou uma série de ações acadêmicas e administrativas em ensino, pesquisa e extensão, todas alicerçadas no Planejamento Estratégico da UCPel. Dentre elas, aperfeiçoamento docente, novo modelo de auditoria externa, um novo mestrado e um novo doutorado, revitalização do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), aumento de número de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), a realização do primeiro transplante renal do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a permanência do conceito 4 do MEC. “Os resultados obtidos nos dois primeiros anos de condução desse planejamento resultam em transparência de gestão e demonstram que é possível transformar a nossa instituição, com comprometimento e empenho de todos os envolvidos”, pontuou.

A busca pela qualidade com sustentabilidade – que vem da parcela dos alunos – e o atual funil da educação superior no país foram mencionados por Bachettini. O reitor citou, ainda, o Conselho Pontifício Justiça e Paz, que fala sobre a cultura moderna do individualismo e da gratificação imediata, citando o cardeal Zenon Grocholewski. Segundo ele, no contexto atual torna-se urgente oferecer aos jovens a formação que não se limite ao individualismo e instrumentalização para o título a ser obtido, mas que busque a verdade e o sentido da existência na construção positiva de si e no horizonte de uma formação integral. “O maior valor do ambiente acadêmico é a relação entre as pessoas”, arrematou.

Fertilizar e dar sabor

Na ocasião, o prefeito Eduardo Leite destacou o diferencial competitivo de Pelotas como polo educacional e o papel da UCPel nesta construção. O líder do Executivo mencionou, também, a parceria da Instituição e o zelo da Reitoria pela governança. “Pelos seus princípios e valores, incentivados pela fé que professa, a UCPel contribui ainda mais em serviços e atividades públicas, em especial na área da Saúde. Agradeço, em nome do povo de Pelotas, à Universidade Católica”, disse.

Finalizando a solenidade, Dom Jacinto Bergmann rendeu graças a Deus pela missão que Deus confiou à Reitoria e pela força que dá para cumpri-la. “É d’Ele o desenvolvimento da Universidade e Ele nos ajuda a desenvolver”, afirmou, agradecendo a “disposição, com abnegação e lealdade”, que a Reitoria vem tendo nos dois últimos anos.

O chanceler disse, ainda, que a Reitoria deve ser sal e luz, que fertiliza e dá sabor a tudo. “Nossa missão é ser semelhança de Deus e fazer como ele faz. Para fazermos uma Universidade Católica boa, devemos ter a sabedoria de Deus, que é a arte de discernir o que leva para a vida”.

O chanceler disse renovar a convicção de que a Reitoria e o corpo executivo querem ser, como já foram, luz do mundo e sal da terra nessa missão confiada por Deus. “Obrigado pelo ‘sim’ de vocês à missão que continua”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções