BAIRRO NAVEGANTES : Comunidade recebe UBS reformada e Farmácia Distrital
Obra garante qualidade do atendimento aos usuários, que já não precisam sair do bairro para buscar a maioria dos medicamentos
Completamente requalificada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Navegantes foi reinaugurada na manhã de ontem contando com um diferencial: a Farmácia Distrital. A partir de agora, moradores daquela área da cidade podem retirar seus medicamentos – inclusive os controlados e insulina – sem precisar se deslocar até a Farmácia Municipal.
“O posto de Saúde do Navegantes tinha uma estrutura precária. A saúde financeira da prefeitura possibilitou as melhorias”, disse o prefeito Eduardo Leite, ao reinaugurar a UBS na presença da vice-prefeita Paula Mascarenhas; da secretária da Saúde, Arita Bergmann; do representante da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Amilton Martins; de diretores, equipes e da comunidade do Navegantes.
“Espero que o povo ajude a conservar”, comentou a líder comunitária Maria Acosta Premerli, moradora há 40 anos no Navegantes. No passado, ela chegou a ir a Brasília reivindicar apoio para abertura do primeiro posto de saúde daquela localidade. Por isso, vê com satisfação a evolução dos serviços.
Dona Sirlei Maria Pinto Dutra foi a primeira paciente a receber medicamentos na nova Farmácia Distrital. “A reforma ficou muito boa. O posto está bonito e vamos apelar para que os usuários ajudem a cuidar”, disse.
A vice-prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da utilização da mão de obra prisional para a revitalização da UBS. “Sinto orgulho deste projeto, que acaba de premiar Pelotas com a distinção Inova-SUS. Temos que juntar gente para fazer as coisas boas. Ninguém faz nada sozinho.”
Sobre a Farmácia Distrital, a vice-prefeita disse que a iniciativa “também deverá ser destacada uma vez que as pessoas da comunidade não vão precisar ir longe buscar seus remédios. “É imprescindível conseguir se colocar no lugar do outro e ver o que ele precisa. É assim que se transforma ambientes. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, mas a equipe, com eficiência, dá as respostas para a população”.
Detento que cumpre pena no regime semiaberto, Frontelmo Lopes Marques trabalhou na requalificação da UBS Navegantes. Ele é pintor e agradeceu a oportunidade. “Estou ganhando a redução da pena. Cada três dias trabalhados diminui um e ainda recebo 75% do salário”. O convênio entre prefeitura e Susepe, para aproveitamento de mão de obra prisional, é visto por Frontelmo como um meio de convivência do preso com a sociedade. “Estamos mostrando que somos aptos a conviver e isso é muito bom”.
A secretária Arita Bergmann disse que o Governo nunca desviou o olhar da atenção básica. “Esta é a sexta UBS revitalizada com mão de obra prisional”, destacou, registrando que o Navegantes recebe a quarta Farmácia Distrital do Município.
Tão logo aberta a Farmácia Distrital, formou-se fila para retirada de medicamentos. Dona Cléia Maria de Oliveira Paula, acompanhada pela filha Samanta, recebeu seus remédios no local. “A mudança foi maravilhosa. O posto ficou lindo. Tudo tende a ficar melhor. Eu confio.”
O prefeito Eduardo Leite descerrou placa no interior da UBS, com os seguintes dizeres: “O pensamento faz o homem; por isso, o bom pensamento é a coisa mais importante da vida. (Jones Allen)”