Balanço do Estado demonstra recorde de adesão ao Pronatec
Os governos federal e estadual apresentaram balanço dos números do Programa Nacional de Qualificação (Pronatec) ontem, no Palácio Piratini.
Foram mais de um milhão de matrículas preenchidas no último ano. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello juntamente com o governador Tarso Genro e o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, revelou a meta de bater os números já no primeiro semestre deste ano. “Aqui no RS, com uma política que alia desenvolvimento econômico e social, acolhemos as pessoas, qualificamos e as empregamos”, destacou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara. O secretário lembrou as ações como o Mutirão Social, que resultaram em 1,1 milhão de gaúchos inscritos no Cadastro Único.
“A qualificação não é só destes trabalhadores, mas de todo o país, que busca um modelo econômico no qual a população participe também do desenvolvimento”, enfatizou a ministra. Para o governador Tarso Genro “essa sinergia que o Rio Grande do Sul tem, quando há um crescimento no campo e na indústria, gera um salto no desenvolvimento”. “Quando um falha, ficamos abaixo da média; e as projeções indicam que ficaremos acima da média, com um PIB extraordinário”, ressaltou.
O Estado é recordista, com 113 mil matrículas no Pronatec, sendo somente 96 mil no eixo Formação Integrada Continuada (FIC). A meta é superar este número até metade de 2014.
O balanço aponta, ainda, que a adesão aos cursos de qualificação não ficam restritos a algumas cidades, como ocorre em alguns Estados, mas estão distribuídos em 350 municípios gaúchos. Operador de Computador e Auxiliar Administrativo são os cursos mais procurados no Pronatec FIC no Rio Grande do Sul.
PROJETO SOCIAL
A cerimônia de apresentação do balanço contou com a participação da orquestra do Projeto Acorde. Localizada em Bento Gonçalves, a iniciativa atende 250 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.