Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Balanço do Estado demonstra recorde de adesão ao Pronatec

Balanço do Estado demonstra recorde de adesão ao Pronatec
12 março
08:39 2014

Os governos federal e estadual apresentaram balanço dos números do Programa Nacional de Qualificação (Pronatec) ontem, no Palácio Piratini.

ESTADO é recordista com 113 mil matrículas no Pronatec

ESTADO é recordista com 113 mil matrículas no Pronatec

Foram mais de um milhão de matrículas preenchidas no último ano. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello juntamente com o governador Tarso Genro e o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, revelou a meta de bater os números já no primeiro semestre deste ano. “Aqui no RS, com uma política que alia desenvolvimento econômico e social, acolhemos as pessoas, qualificamos e as empregamos”, destacou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara. O secretário lembrou as ações como o Mutirão Social, que resultaram em 1,1 milhão de gaúchos inscritos no Cadastro Único.

“A qualificação não é só destes trabalhadores, mas de todo o país, que busca um modelo econômico no qual a população participe também do desenvolvimento”, enfatizou a ministra. Para o governador Tarso Genro “essa sinergia que o Rio Grande do Sul tem, quando há um crescimento no campo e na indústria, gera um salto no desenvolvimento”. “Quando um falha, ficamos abaixo da média; e as projeções indicam que ficaremos acima da média, com um PIB extraordinário”, ressaltou.

O Estado é recordista, com 113 mil matrículas no Pronatec, sendo somente 96 mil no eixo Formação Integrada Continuada (FIC). A meta é superar este número até metade de 2014.

O balanço aponta, ainda, que a adesão aos cursos de qualificação não ficam restritos a algumas cidades, como ocorre em alguns Estados, mas estão distribuídos em 350 municípios gaúchos. Operador de Computador e Auxiliar Administrativo são os cursos mais procurados no Pronatec FIC no Rio Grande do Sul.

PROJETO SOCIAL

A cerimônia de apresentação do balanço contou com a participação da orquestra do Projeto Acorde. Localizada em Bento Gonçalves, a iniciativa atende 250 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções