Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

Bancários marcham para greve

14 setembro
09:48 2015

Sem proposta dos banqueiros categoria pode entrar em greve

Em um momento em que os bancos registram lucros extraordinários, se os banqueiros não acatarem as demandas dos bancários, haverá greve pelo 10º ano consecutivo.

É o que afirma Luiz Diogo, membro da diretoria do Sindicato dos Bancários de Pelotas. A campanha salarial e o período de negociação com as entidades patronais acontecem tradicionalmente no mês de setembro. Na próxima semana o sindicato entra na quarta rodada de negociações e os banqueiros ainda não aceitaram nenhuma das propostas dos trabalhadores, um indicativo de que haja uma greve da categoria é muito grande.

“Neste ano o banco espanhol Santander teve o maior lucro desde que veio para o Brasil. O HSBC, que havia tido prejuízo nos anos anteriores, fechou o primeiro semestre contabilizando bons dividendos”, afirma Luiz Diogo.

Mesmo que a maioria dos bancos esteja numa situação financeira estável, a insegurança no emprego continua sendo uma ameaça para a categoria. A recente confirmação da compra das operações do HSBC pelo Bradesco, por exemplo, preocupa o sindicato. A entidade representativa dos bancários afirma que muitas demissões são esperadas.

O estresse ocupacional também fez parte das rodadas de negociação e também não teve uma resposta satisfatória das instituições patronais. A cobrança de metas inexequíveis e a pressão sofrida pelos trabalhadores são, segundo o sindicato, os principais motivos pelo qual se observa cada vez mais doenças que são frutos do estresse profissional. A segurança é outra pauta constante dos trabalhadores. Duas leis municipais foram aprovadas neste sentido, com a obrigação da instalação de vidros blindados e monitoramento eletrônico nas agências, no entanto o sindicato afirma que a fiscalização da prefeitura é deficiente e nenhuma das duas leis vem recebendo aplicação. O sindicato alerta ainda sobre situações de desigualdade de gênero e raça nas promoções e nos salários recebidos.

GREVE dos bancários poderá ser a 10ª consecutiva

GREVE dos bancários poderá ser a 10ª consecutiva

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções