BRASIL 2017 : É possível avançar mais
Ricardo Fonseca quer vaga na Copa do Brasil para ter calendário perfeito
Uma temporada tão boa quanto à 2016 é o que espera o presidente Ricardo Fonseca no Ano Novo. Mas há expectativa de avanço. “Tem um porém: queremos uma vaga na Copa do Brasil de 2018 por meio do Gauchão. Assim teremos um calendário completo, com a conquista de todas as possibilidades”, afirma o dirigente, que inicia o sexto ano na presidência do Rubro-Negro.
Como no Brasil tudo é planejado, as metas para 2017 são bem claras. Se manter na primeira divisão do Gauchão e, se possível, garantir uma vaga na Copa do Brasil. Ou seja, retornar à essa competição nacional da qual o clube participou em 2012, 2015 e 2016. Fazer boa campanha na Primeira Liga, que neste ano não terá rebaixamento (só a partir de 2018). E continuar na Série B nacional.
Ricardo Fonseca já tem enfatizado há meses outro dois projetos para 2017: a reativação, com investimento de aproximadamente R$ 70 mil, das categorias de base; e a conclusão do Centro de Treinamento na Sanga Funda. “Aí está a importância de nós nos mantermos em todas essas divisões e campeonatos, porque teremos dinheiro para investir. Se formos bem neste ano, teremos a categoria sub-20 em 2018. Já se nós cairmos para uma Série C, tudo vai água abaixo”, ressalta.
O dirigente revela preocupação quanto à reformulação de metade do elenco de jogadores do Brasil nesta virada de ano. “É claro que preocupa um pouco, porque nunca passamos por isso antes. Mas temos muita confiança, porque esse trabalho criterioso vem dando certo. A escolha dos jogadores está sendo feita com muito critério, mesclando atletas com experiência em Brasileiro e no Gauchão; e alguns que jogaram essas duas competições”, diz.