BRASIL DEIXA O Z4 DA SÉRIE B : Vitória sobre o Goiás alivia tensão da Baixada; time ocupa a 16ª posição na tabela
Depois de seis rodadas na zona de rebaixamento, o Brasil finalmente conseguiu sair do Z-4, neste sábado, ao derrotar o Goiás por 1 a 0 no Bento Freitas – gol de Rafael Dumas, 39 minutos do segundo tempo. O Xavante é agora o 16º colocado, com 21 pontos – vantagem no saldo de gols em relação ao Londrina e CRB, que se encontram entre aqueles que cairiam para a terceira divisão nacional. Portanto, não dá ainda para se sentir aliviado. O resultado deste sábado ganha importância também pela qualidade e momento do adversário. O Goiás tinha vencido os últimos três jogos como visitante nesta Série B e somava sete vitórias nas nove rodadas anteriores. Além disso, a partida foi equilibrada, com dos dois goleiros realizando grandes defesas. Mais uma vez Marcelo Pitol foi decisivo para que o Brasil saísse de campo com o resultado positivo.
Desde que estreou no comando da equipe do Brasil – dia 29 de junho -, o técnico Gilmar Dal Pozzo convivia com o desconforto da zona de rebaixamento. A campanha era de uma vitória, dois empates e três derrotas. Por isso, o triunfo diante do Goiás se apresentava como uma necessidade – até para que o Xavante pudesse fechar o primeiro turno fora do Z-4. E conseguiu vencer no sufoco, recuperando a virtude da bola parada (o gol foi originado numa cobrança de escanteio). O presidente Ricardo Fonseca expressou sua confiança de que essa vitória será um marco na campanha do Brasil. “Saímos da zona de rebaixamento para não voltar mais”, assegurou. Para isso, o time terá que enfileirar uma sequência de bons resultados. O próximo jogo será sábado, às 16h30, diante do São Bento, em Sorocaba. É um confronto direto nesta disputa para se afastar do Z-4. A equipe paulista está na 12º colocação, com 24 pontos e, na última rodada, perdeu por 1 a 0 para o Vila Nova, em Goiânia.
Goleiros são personagens numa partida equilibrada
Marcelo Pitol e Marcos foram personagens destacados da partida deste sábado, no Bento Freitas, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A análise da vitória do Brasil por 1 a 0 contra o Goiás passa necessariamente pelas grandes defesas do goleiro rubro-negro no decorrer do jogo. Do outro lado do campo, o arqueiro do time goiano também se tornou protagonista, mas não evitou o gol de Rafael Dumas – aos 39 minutos do segundo tempo. No primeiro período do jogo, Marcelo Pitol fez grande defesa em chute de Giovanni e evitou o gol ao sair nos pés de Michael. Já Marcos impediu brilhantemente o que seria um golaço de Lourency, depois que Luiz Eduardo ganhou da zaga num lance de bicicleta. Embora o Brasil tivesse a iniciativa das ações ofensivas, as jogadas mais perigosas foram criadas pelos goianos nessa etapa da partida.
O Goiás seguiu mostrando qualidade na jogada de ataque no segundo tempo. Aos cinco, Pitol voou para defender a bola chutada por Ernandes. Em seguida, Valdemir ganhou de Giovanni dentro da área e chutou rasante. Marcos mostrou reflexo e agilidade para evitar o gol. O goleiro do time goiano aparece novamente, aos 25, impedindo o gol de Lourency, após assistência precisa de Luiz Eduardo.
O rumo da partida começou a mudar, aos 36, quando Gilberto Junior recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso de campo. Antes que o Goiás, que já havia tirado um dos três zagueiros para a entrada de mais um atacante, se arrumasse em campo, o Brasil marcou o gol. Numa cobrança de escanteio, Rafael Dumas ganhou pelo alto e cabeceou, com pouca força, mas o suficiente para finalmente superar Marcos. Depois foi só segurar a vantagem.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Rafael Dumas
Tiago Cametá
Leandro Leite
Itaqui
Valdemir (M. Assis)
Pereira (Gilson)
Lourency (Kaio)
Luiz Eduardo
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
GOIÁS
Marcos
David Duarte
Edcarlos (Maranhão)
Victor Ramos
Alex Silva (Caíque Sá)
Gilberto
Giovanni (Gedoz)
Renato Cajá
Ernandes
Michael
Lucão
Técnico: Ney Franco
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
- Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Alberto Poletto Masseira
- Cartões amarelos: Luiz Eduardo (B); Gilberto e Giovanni (G)
- Expulsão: Gilberto (G), aos 36min do segundo tempo
- Gol: Rafael Dumas (39min do segundo tempo)
SÉRIE B
Terça-feira, 31/7
Figueirense 0x0 CRB
Atlético/GO 1×0 Paysandu
Sexta-feira, 3/8
Londrina 1×2 Guarani
Oeste 1×1 Boa
CSA 1×0 Juventude
Sábado, 4/8
Brasil 1×0 Goiás
Fortaleza 2×1 Coritiba
Vila Nova 1×0 São Bento
Ponte Preta 2×2 Avaí
Sampaio Correa 0x1 Criciúma
20ª rodada
Terça-feira, 7/8
Avaí x Vila Nova
Paysandu x Ponte Preta
Sexta-feira, 10/8
Goiás x CSA
Boa x Londrina
Coritiba x Sampaio Correa
Sábado, 11/8
CRB x Oeste
São Bento x Brasil
Criciúma x Atlético/GO
Guarani x Fortaleza
Juventude x Figueirense
Classificação