Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

BRASIL E URUGUAI : Reabertura da navegação na Lagoa Mirim foi debatida

10 dezembro
09:00 2021

prefeito em exercício de PelotasIdemar Barz, participou, quarta-feira, da “Jornada de comemoração dos 60 anos do relançamento da navegação na hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos”, no Hotel Plaza San Rafael, em Porto Alegre. O evento teve o objetivo de promover o diálogo entre autoridades do Brasil e do Uruguai sobre a hidrovia que liga os dois países, além de apresentar o projeto que está incluído no Plano Nacional de Desestatização (PND) do Governo Federal, e os investimentos previstos da iniciativa privada para dragagem e sinalização.

A reunião iniciou-se pela manhã e contou com relatos sobre o histórico do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a história da navegação na Lagoa Mirim. A visita do então presidente do Uruguai, Eduardo Victor Haedo, entre 6 e 8 de dezembro de 1961, também foi pauta do encontro, que contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

EVENTO realizado em Porto Alegre também contou com a presença de Idemar Barz

Autoridades do Brasil e do Uruguai falaram sobre o avanço técnico para navegação na hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos, a administração hidroviária e a respeito de portos e os investimentos.

O reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes; o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, representando o governador Eduardo Leite (PSDB); o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilherme Valles; o historiador Carlos Prigioni; e os presidentes das delegações do Brasil e do Uruguai, João Marcelo Galvão de Queiroz e Geraldo Acosta, respectivamente, além do secretário de Planejamento e Gestão de Pelotas, Roberto Ramalho, participaram das atividades.

Durante a tarde, as discussões sobre a hidrovia continuaram, com a presença do senador Luiz Carlos Heinze (PP), do ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, e do vice-ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Juan José Olaizola.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções