Brasil está acertado com Marcelo Pitol
O Brasil terá dois goleiros bons e experientes no Campeonato Brasileiro da Série B. Além de Eduardo Martini, que é titular absoluto desde a terceira divisão nacional de 2015, o Rubro-Negro já está acertado com Marcelo Pitol – destaque do Caxias nas últimas temporadas. A contratação será anunciada só depois de o time caxiense encerrar sua participação no Campeonato Gaúcho.
No ano passado, o Brasil possuía dois goleiros com esse perfil: Martini e Luiz Müller. O primeiro foi titular em 37 das 38 partidas na Série B. O reserva só teve chance contra o Vasco, no São Januário, porque o titular estava com uma crise de labirintite. Luiz Müller deixou o Brasil no começo deste ano e esta atualmente no Esportivo. O jovem Carlos Eduardo e Anderson foram os reservas de Martini no Gauchão.
Pitol, 35 anos, estará retornando ao Brasil. Ele jogou no time xavante em 2005, quando o treinador era Rogério Zimmermann (sua passagem anterior pelo clube). Será emprestado pelo Caxias, com a previsão de retorno ao Centenário no final do ano, pois terá contrato firmando para a disputa do Gauchão de 2018 pelo time grená. Os dois goleiros foram formados no Grêmio e tiveram a oportunidade de trabalhar juntos no elenco principal do clube porto-alegrense.
ITAQUI – O meio-campista Itaqui foi apresentado na tarde desta quarta-feira como o primeiro contratado do Brasil para a disputa da Série B. O contrato do jogador com o Rubro-Negro vai até o final do Gauchão do ano que vem. Essa é uma medida adotada em alguns casos no clube para evitar a debandada ocorrida no final do ano passado. “Não é uma máxima absoluta, mas temos essa ideia com alguns jogadores”, diz o vice de futebol, Cláudio Montanelli.
Três confirmações certas
Três dos 12 jogadores, que tem contrato até 15 de maio, já acertaram a permanência no Brasil para o segundo semestre. O curioso é que nenhum deles foi titular no Gauchão. O vice-presidente de futebol confirmou o acerto com os zagueiros Teco e Evaldo; e do com o centroavante Rodrigo Silva. Adiantou também que a tendência é que Cirilo e Gustavo Papa (dois patrimônios do clube) permaneçam naturalmente no Bento Freitas.
“Como os contratos vão até o dia 15 de maio, não temos pressa. Vamos resolvendo essas questões com calma. Até porque temos esse jogo lá no Rio, contra o Fluminense (dia 26 de abril), e todos esses jogadores vão estar com contrato para poder jogar”, afirmou o dirigente.
Dos três que renovaram contrato, Teco foi o que mais jogou no Gauchão. E teve boas atuações. Evaldo teve aproveitamento esporádico, enquanto Rodrigo Silva custou a estar em condições de jogo. Sofreu uma lesão logo na chegada ao clube e só pode estrear na sexta rodada, contra o São Paulo. Mas quando jogou deu resposta satisfatória.