Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

BRASIL : Objetivo é fazer lição de casa

04 março
10:22 2016

Brasil vai jogar quatro vezes em casa nas seis rodadas restantes do Gauchão. É a chance de dar um salto na classificação

Depois de fazer apenas duas partidas em casa nas sete primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, o Brasil vê agora a situação se inverter em relação à tabela de jogos no restante da primeira fase. Serão quatro jogos no Bento Freitas e somente dois a serem disputados como visitante. O carnê favorável se junta à recuperação do time com a vitória diante do São Paulo, sustentando a confiança de que será possível ainda disputar as primeiras colocações do Gauchão.

O aproveitamento de 38% até agora na competição não tira a esperança de que o Brasil possa chegar entre os primeiros colocados da fase classificatória. “A situação é administrável. O campeonato está ainda bom para nós”, afirma o presidente Ricardo Fonseca, ressaltando o retrospecto da equipe nas últimas 17 partidas. “Sofremos apenas duas derrotas: para o Guarani de Campinas e o Grêmio”, afirma. “É verdade que são muitos empates (doze), mas empatar às vezes também é bom resultado, principalmente se for fora de casa”, completa.

Vitória contra São Paulo, em Rio Grande, trouxe de volta a confiança, que se junta à tabela favorável Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Vitória contra São Paulo, em Rio Grande, trouxe de volta a confiança, que se junta à tabela favorável
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

A partida de domingo pode marcar a arrancada para um novo momento no Gauchão. O Brasil terá dois jogos seguidos dentro de casa: Juventude, dia 6; e Veranópolis, dia 13. Terá ainda no Bento Freitas os jogos com o São José, dia 27; e o Passo Fundo, dia 3 de abril. E sai para jogar contra o Novo Hamburgo e Internacional.

ARQUIBANCADA – A inspeção realizada na manhã desta quinta-feira serviu para garantir a liberação da arquibancada provisória para o jogo com o Juventude. Os ingressos começam a ser vendidos hoje, com o preço de R$ 50,00. Os idosos e os estudantes (portadores das carteirinhas licenciadas: UBES, UNE, ANPG e DCEs) pagam a metade.

Invencibilidade de 3 anos

Já foi o tempo em que enfrentar os times de Caxias do Sul era “quase” certeza de insucesso. O panorama se alterou completamente nos últimos anos. O Brasil não perde para o Juventude há três anos, considerando os jogos oficiais. Nas últimas cinco partidas, o time rubro-negro ganhou duas vezes e empatou três. Neste ano, as duas equipes se encontraram no torneio amistoso de Veranópolis. Houve empate por 1 a 1 no tempo normal e o time caxiense ganhou nos pênaltis, ficando com a taça do Quadrangular da Longevidade.

A última vez em que o Juventude venceu o Brasil em jogos oficiais foi no dia 21 de novembro de 2012: vitória de 2 a 1 no Alfredo Jaconi no jogo de ida da final da Copa Hélio Dourado. No segundo jogo dessa decisão houve empate por 0 a 0 no Bento Freitas, abrindo essa série invicta do Xavante diante do adversário serrano.

Depois disso, o Brasil venceu por 2 a 0 em jogo do Gauchão de 2014, no Bento Freitas.  No ano seguinte houve empate por 1 a 1 no Alfredo Jaconi. As duas equipes também se enfrentaram na Série C do Brasileiro de 2015: empate por 1 a 1 em Novo Hamburgo e vitória do Rubro-Negro por 3 a 2 em Caxias do Sul.

A última vez em que o Juventude venceu no Bento Freitas ocorreu no dia 19 de agosto de 2012. Em partida da Série C do Brasileiro, o time caxiense ganhou por 1 a 0.

Antônio Carlos terá que fazer duas mudanças na escalação do Juventude

Antônio Carlos terá que fazer duas mudanças na escalação do Juventude

Duas ausências no Juventude

O Juventude tem dois desfalques certos na partida de domingo diante do Brasil, às 16h, no Bento Freitas, pela oitava rodada do Gauchão. O zagueiro Pereira está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o atacante Maílson passou por uma cirurgia para corrigir uma fratura na face – lesão sofrida num choque com o goleiro Alisson, do Internacional, no jogo realizado domingo em Caxias do Sul.

A vaga de Pereira deve ficar com Klaus, que já foi titular em dois jogos do time – contra Ypiranga e Cruzeiro – neste Gauchão. Já para o ataque, o técnico Antônio Carlos Zago tem mais opções. Bruno Ribeiro e Dionas Bruno são os principais candidatos ao lugar que era de Maílson. O artilheiro Brenner vem sentindo dores musculares e só retornou aos treinos nesta quinta-feira. Ele está sendo avaliado pelos médicos do clube.

Wallacer, que está de volta ao Juventude, não deve começar a partida de domingo. A não ser que Brenner não possa jogar. Nesse caso, o veterano Hugo será avançado para o comando de ataque, abrindo mais uma vaga no setor de meio-campo. O Ju é o vice-líder do Gauchão, com 16 pontos – um menos do que o São José.

Quem fica com vaga de Garcia?

O principal questionamento em relação ao time do Brasil é sobre quem será o substituto de Felipe Garcia na partida de domingo diante do Juventude. A tendência é que Galiardo seja o escolhido, já que o meio-campista vem sendo a primeira alternativa de mudança na equipe no decorrer dos jogos. Mas Moisés, que começou o Gauchão como titular justamente dessa função, já está retornando aos treinos, após lesão que o tirou das últimas cinco partidas.

Os outros ausentes do jogo de domingo são Gustavo Papa e Marcos Paraná – igualmente suspensos. Mas os dois vinham sendo reservas no time. O zagueiro Leandro Camilo segue em recuperação de lesão. Quem está pronto para ser aproveitado pelo técnico Rogério Zimmermann é o atacante Nathan, cujo nome foi publicado nesta quinta-feira no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

A provável formação do Brasil para tentar a primeira vitória em casa neste Gauchão é Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Galiardo e Diogo Oliveira; Nena e Ramón. A arbitragem do jogo será de Daniel Soder, com os assistentes Antônio João Albornoz e André da Silva Bitencourt.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções