BRASÍLIA : Comitiva pelotense faz reivindicações
Comitiva composta pelo presidente da Câmara, Ademar Ornel (DEM) pelos vereadores Tenente Bruno (PT) e Ricardo Santos (PDT, a diretora Mariluce Kurz Vieira e o chefe da assessoria de comunicação, Edson Luis Planella, cumpriu agenda em Brasília.
No Ministério das Comunicações, companhados pelo deputado federal Paulo Pimenta, eles trataram da implantação da TV Aberta Digital e da Rádio FM do Legislativo. Os processos, iniciados em 2013, estão em andamento, aguardando resposta da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel.
Posteriormente, o deputado federal manteve contato com a Agência, e obteve a informação de que a previsão para liberação do número do canal da tv e da freqüencia da rádio deve ocorrer até agosto, quando deve ser aberto o processo de contratação do projeto técnico e licitatório, visando a compra dos equipamentos que colocarão no ar as duas emissoras.
No Ministério do Turismo foi reforçado o pedido da liberação de R$700mil, a serem utilizados na obra de engordamento da orla do Barro Duro. Segundo os técnicos do Ministério, a previsão é de que os recursos devem estar disponíveis em novembro deste ano. Na última reunião, no Ministério da Educação, o vereador Ricardo Santos pediu esclarecimentos sobre o Sisutec, com o objetivo de garantir a meia passagem no transporte coletivo para estudantes que participam do programa. Ele foi informado que há uma dificuldade orçamentária no momento para garantir o benefício, mas que as instituições de ensino são obrigadas a disponibilizar todos serviços prestados aos alunos do Pronatec/Sisutec, uma vez o governo federal faz um repasse mensal de R$ 1.800,00 por aluno. Foi sugerida uma audiênica pública conjunta da Câmara Municipal e o Ministério para sanar todas as dúvidas.