Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CAFÉ CARINHO : Projeto vai oferecer Carro de Banho

CAFÉ CARINHO  : Projeto vai oferecer Carro de Banho
23 fevereiro
09:17 2021

Ação solidária precisa de reboque e aquecedores para proporcionar banho

Por Carlos Cogoy

O custo total é de R$25 mil, e a iniciativa já é oferecida em algumas cidades brasileiras. Trata-se de um “carro de banho”, para atender moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme Sharon Përez, uma das organizadoras do projeto social Café Carinho – em atividade desde julho -, a estrutura já foi doada, mas ainda falta um reboque para a montagem, bem como dois aquecedores “Junkers” para a água dos chuveiros. “Com o carro de banho em atividade, precisaremos de doações de toalhas de banho. Qualquer ajuda é bem-vinda. Se alguma empresa tiver interesse em ser parceira nessa proposta, poderá divulgar a sua logomarca”, diz ela. Atualmente, o projeto reúne setenta voluntários, que se dividem em atividades, como a arrecadação de alimentos e doações, preparo de lanches, e a entrega dos cafés aos domingos. em especial no Loteamento Ceval e Estrada do Engenho. Além disso, devido ao aumento de indigentes e necessitados, o grupo também distribui na área central. O projeto Café Carinho está com sede, à rua Bernardo Taveira Jr no 112 no bairro Areal. Doações podem ser feitas no local, nas quartas e sábados à tarde. Informações: (53) 9 9121.6975.

CAFÉ – O café oferecido pelo projeto tem variações mas, em geral, consiste em pão recheado com mortadela, queijo, maionese, patê, ou salsicha, e eventualmente carne com molho. Conforme as doações recebidas pelo grupo, também acontece distribuição de bolo, biscoitos, achocolatado para as crianças, suco, café, iogurte, bananas e balas. E o grupo começou a 5 de julho do ano passado. Conforme Sharon Përes, integrantes da “Associação Amigos do Caminho” (AMICA), que ofereciam café da manhã aos domingos no Altar da Pátria, perceberam que sobraram alimentos. Leticia, Bete e Graciela então, levaram os lanches para o loteamento Ceval. No local, notaram que havia muitas crianças pedindo o café. “As crianças sempre nos sensibilizam muito. Não estamos ligados a nenhuma religião ou política, somos apenas pessoas amigas que se reuniram num propósito maior, que é levar um café da manhã bem gostoso, amenizando a fome, levando também um pouco de dignidade. E, numa parceria com o projeto Multiplicar e Dividir, conseguimos oferecer material de higiene. Além disso, também oferecemos máscaras. E tudo é feito com atenção, respeito e sorrisos”, acrescenta Sharon.

Alimentos e dignidade nas manhãs de domingo

CARINHO – Aos domingos às 7h30min, com frio ou chuva, o grupo se reunia para fazer as entregas. Após dois meses de distribuição, o projeto, então com doze voluntários, recebeu o nome Café Carinho. Sharon explica: “Não lembro quem deu a ideia. Mas o que buscávamos era um nome que demonstrasse nosso sentimento, em relação a essas pessoas que chamamos de irmãos, pois tudo era, e é, pensado e preparado com muito carinho. É muito mais que ‘comida’. Assim, na entrega, nos agachamos para entregar àqueles que estão deitados. Então, ficamos na mesma altura, mostrando que ‘somos todos iguais’. Com isso, proporcionamos um pouco de dignidade”.

CLUBE – Projeto iniciou com sessenta cafés, e atualmente oferece duzentos. No Natal, foram servidos 250 almoços. No Dia das Crianças, duas festas no Ceval e Estrada do Engenho, com lanches e distribuição de 250 presentes. A sede, locada num valor acessível, já contribui com a logística, e terá espaço para oficinas, e biblioteca infantil. Nas ações também são distribuídas rações aos cães e gatos. O Café Carinho tem atuado em parceria com os grupos Parceiros do Bem e Mãos Dadas. A colaboração pode ser através do Clube do Carinho, cujo valor mensal é de R$10,00, e pode ser via depósito, ou PIX [email protected] – conta em nome de Sharon Peres.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções