Diário da Manhã

terça, 05 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Calamidade no Laranjal : Enchente atinge os balneários, principalmente o Pontal da Barra, Novo Valverde e Colônia de Pescadores Z-3. Parte da praia está sem água e sem energia elétrica

Calamidade no Laranjal : Enchente atinge os balneários, principalmente o Pontal da Barra, Novo Valverde e Colônia de Pescadores Z-3. Parte da praia está sem água e sem energia elétrica
20 outubro
09:43 2015

ENCHENTES

Prefeitura e Defesa Civil com plantão permanente

Acompanhado de representantes da Defesa Civil e de algumas secretarias envolvidas, o prefeito Eduardo Leite apresentou, em coletiva de imprensa os números de desabrigados e explicou como o poder público pode atuar neste momento grave provocado pelas cheias.

Moradores recem ajuda da Defesa Civil. Foto:Jornal do Laranjal

Moradores recem ajuda da Defesa Civil. Foto:Jornal do Laranjal

Já são 132 desabrigados na Colônia de Pescadores Z3, 36 na região do Valverde, praia do Laranjal, e no Pontal da Barra, também no Laranjal, cerca de 300 pessoas estão ilhadas e só podem ter acesso à cidade através do Canal São Gonçalo. A situação de calamidade enfrentada nos balneários começou após a estiagem, com o vento dentro do quadrante sul (sudeste e sudoeste) impedindo que as águas da Lagoa dos Patos saíssem naturalmente para o mar, ao mesmo tempo em que as águas do Canal São Gonçalo também não conseguem escoar para a Lagoa.

Para atender aos moradores que solicitam o número 153, a Prefeitura e a Defesa Civil montaram uma base com plantão 24h na subprefeitura do Laranjal, rua José Maria da Fontoura, 775, Balneário Santo Antônio. Além do 153, que acabou ficando em sobrecarga, a Defesa Civil também está atendendo pelo número 156. Algumas medidas emergenciais já estão sendo tomadas, como o suporte do Exército, da Companhia Ambiental e do Corpo de Bombeiros. A administração do Porto de Pelotas disponibilizará um rebocador para que sejam encaminhados mantimentos aos moradores do Pontal da Barra, que encontram-se ilhados no local.

A PREFEITURA estuda até mesmo a possibilidade de declarar situação de Calamidade Pública, se o tempo não colaborar. Eduardo Leite afirma que as secretarias estão realizando um levantamento de todo o prejuízo, dado necessário para uma eventual declaração de emergência. É necessário um dano ao patrimônio público correspondente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Município e a um dano de 8,3% do PIB ao patrimônio particular.

PREFEITO aponta como funciona o atual sistema de drenagem.

PREFEITO aponta como funciona o atual sistema de drenagem.

A maior preocupação do momento não é com a previsão para chuvas, mas sim com a previsão dos ventos. Na tarde de ontem, o vento estava favorável ao escoamento das águas da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo, vindo de nordeste com uma força de cerca de 4 m/s.

Perguntado sobre que medidas poderiam ter sido tomadas ou que podem ser tomadas de agora em diante, o prefeito respondeu que sempre existem soluções de engenharia para problemas como este. No entanto, os valores astronômicos de obras como a construção de um dique, assim como o existente para impedir que o canal invada a região central de Pelotas, que pudessem impedir o alagamento dos balneários, não são viáveis para o orçamento do município.

Parte do Laranjal fica sem energia elétrica

A Gerência Regional Sul da CEEE/D informa que, por medida de segurança, em razão dos alagamentos constatados no Laranjal – Balneário dos Prazeres e Colônia Z-3 – causados pelo escoamento das águas da Lagoa dos Patos, foi determinado o desligamentos de alguns circuitos de fornecimento de energia elétrica. Os gestores salientam que medida foi adotada em decorrência do risco de choques elétricos, evitando danos à vida e prejuízos à população. Por outro lado, a gerência informa que está monitorando, com o apoio da Defesa Civil, a necessidade de novas ações.

Pontal sem luz laranjalAté ontem à tarde, aproximadamente 800 residências foram atingidas pelos referidos desligamentos de precaução.  Clientes nas proximidades das ruas Pinheiro Machado, Hulha Negra, Triunfo, Taquari e avenida Senador Joaquim Assumpção são, por enquanto, os principais afetados. O fornecimento de energia elétrica será restabelecido tão logo seja normalizada a situação e afastados os riscos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções