Câmeras ajudarão a fiscalizar infrações de trânsito em Pelotas
As câmeras de vídeomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) também vão ser utilizadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito para fiscalizar e autuar motoristas que cometerem infrações nas vias de Pelotas. A medida visa dar uma resposta ao grande número de reclamações de moradores, condutores e frequentadores de alguns pontos da cidade. Atenta às atualizações da legislação, a STT encontrou amparo legal na resolução 523/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a realização deste tipo de ação.
O local que gera o maior número de reclamações é o cruzamento das avenidas República do Líbano e Dom Joaquim, especialmente aos finais de semana e feriados. Moradores dizem que veículos – muitos com suas características originais alteradas para que o motor produza ruídos altos – realizam manobras perigosas, sobem e transitam sobre as calçadas, empinam a roda dianteira das motocicletas e disputam corridas, os conhecidos “rachas”.
A previsão é de que ainda esta semana seja feita a sinalização viária (com placas indicativas sobre o videomonitoramento de infrações no trânsito), o treinamento dos agentes de Trânsito e o início da fiscalização.
A STT informa algumas das infrações que serão fiscalizadas:
– Art. 173: Disputar corrida;
– Art. 174: Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via;
– Art. 175: Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus;
Todas estas ações são consideradas infrações gravíssimas e têm a mesma penalidade: multa de R$: 1.915,40 com suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.