Campanha de vacinação contra a gripe começa em Pelotas
As aplicações iniciaram-se nesta segunda-feira (10) em diversos pontos da cidade. Imunização Bivalente foi ampliada
A Prefeitura de Pelotas deu início à campanha de vacinação contra o vírus da influenza, nesta segunda-feira (10), para os idosos com 60 anos ou mais. Com relação à vacina contra a Covid-19, a faixa etária que pode receber a dose bivalente foi ampliada para pessoas com 50 anos ou mais com comorbidades.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as unidades que tiveram maior procura pela vacinação, nesta segunda-feira, foram as UBSs Lindoia, Py Crespo, PAM Fragata, Cohab Fragata, Simões Lopes e Obelisco. No Mercado Central, somente pela manhã, aproximadamente cem pessoas foram vacinadas contra a gripe e com a bivalente.
A vacina contra a gripe segue disponível para o público, de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs de Pelotas, das 8h30min às 11h e das 13h3min às 16h (com exceção das UBSs Balsa e Jardim de Allah que atendem apenas pela manhã); no Mercado Central das 8 às 17h; e no Centro de Especialidades das 8 às 17h. Aos sábados, a imunização pode ser recebida no Mercado Central das 8h30min às 12h30min.
A bivalente contra a Covid-19 pode ser encontrada de segunda a sexta-feira nos mesmos locais, exceto no Centro de Especialidades. Continua a aplicação das doses contra o coronavírus no Ambulatório da UCPel, das 8 às 20h e, nos sábados, no Mercado Central das 8h30min às 12h30min.
A SMS reforça que não é necessário aguardar o intervalo entre a vacina da gripe e da Covid-19. Ambas podem ser aplicadas simultaneamente.
População procura pela vacinação
Uma das primeiras a garantir o reforço da imunização contra o coronavírus e suas subvariantes foi a aposentada Maria Cristina Garcia, 59 anos, que procurou o Mercado Central para a dose bivalente. “É muito importante me manter vacinada. Fiz todas que estavam disponíveis até agora”, disse.
O casal Milton e Arlete Pereira, 76 e 79 anos, ficou sabendo da vacinação contra a gripe e procurou a imunização. Eles aproveitaram para conferir com as equipes da SMS se havia alguma vacina em atraso: “Disseram que falta a vacina antitetânica. Agora, vamos procurar o postinho e receber essa vacina também”, afirmou Arlete.
O grupo de amigas – Norma Pereira de 77 anos, Helema Medeiros de 74 e Arani de 80 – acordou cedo, nesta segunda-feira. Juntas, foram tomar a vacina contra a influenza. “Nós viemos no primeiro dia, quando começaram a vacinar com a bivalente e, agora, estamos juntas também para tomar a da gripe”, disse Norma.