Diário da Manhã

quinta, 09 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

CÂNCER DE PELE : Dia Nacional de Combate terá atendimento gratuito

CÂNCER DE PELE : Dia Nacional de Combate terá atendimento gratuito
03 novembro
08:36 2015

Em 2014, Pelotas teve uma incidência de 10,16% de câncer de pele entre as pessoas atendidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, abaixo do índice de 13,33% registrado no Brasil 

No dia 7 de novembro, das 9h às 15h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Cerca de três mil dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 121 postos de atendimento, em 23 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização.

A incidência de câncer de pele entre pessoas examinadas no Rio Grande do Sul, em 2014, foi de 17,72%, bem acima da média nacional  de 13,33%. A estatística da SBD Nacional mostra, também, que a incidência cresceu: o Estado havia registrado a taxa de 14,45% entre as pessoas examinadas em 2013. A média mais alta no Estado foi registrada em Rio Grande com 29,66%, mais do que o dobro da incidência brasileira, em 2014.

CAMPANHA tem foco na prevenção e diagnóstico da doença

CAMPANHA tem foco na prevenção e diagnóstico da doença

No Rio Grande do Sul, serão nove postos de atendimentos e mais de 300 voluntários, entre médicos e pessoal de apoio. A expectativa é de realizar  quase 1.500 exames clínicos.

Haverá postos em Porto de Alegre, Canoas, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Os pacientes serão submetidos à avaliação clínica e aqueles com suspeita de câncer da pele serão encaminhados à biópsia e, se confirmado o diagnóstico receberão tratamento. Nos postos haverá também palestras e folders com informações sobre a proteção solar.

“A ação que estamos promovendo é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil, causado pelo excesso de exposição solar”, afirma o coordenador da Campanha  no Rio Grande do Sul, dermatologista Renato Bakos. “Por isso, é muito importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco procurem atendimento”, completa o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia- secção RS, Gustavo Pinto Corrêa.

EM PELOTAS as atividades serão coordenadas pela dermatologista Maria Gertrudes Neugebauer e ocorrerão no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428. O atendimento será gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-1426.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções