Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CANGUÇU : Plano Safra Estadual será lançado hoje

CANGUÇU : Plano Safra Estadual será lançado hoje
09 junho
09:05 2014

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pelas Nações Unidas, o Plano Safra Estadual 2014/2015 será lançado na cidade gaúcha de maior número de agricultores familiares do País

O ato, que ocorrerá hoje, às 9h30min, no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac) administrado pela Emater/RS-Ascar, deve contar com a presença do governador Tarso Genro e do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.

Na ocasião, a Emater/RS-Ascar assinará contratos de Chamadas Públicas e serão entregues máquinas e equipamentos por meio de convênios entre governos Federal e Estadual. E ainda será inaugurado o terceiro Rincão Digital. Um telecentro rural montado por meio do Programa Chasque Digital, executado em parceria entre Emater/RS-Ascar, secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativa (SDR) e Companhia de Processamento de Dados (Procergs).

O PRESIDENTE da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Lino De David, destaca que a entidade é a executora das ações dos planos Safra Nacional e Estadual. “Temos muito orgulho de fazer parte da reestruturação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos últimos três anos, no Rio Grande do Sul e no País, em parceria com os governos Federal, Estadual e municipais”, comemorou.

De David acrescentou, ainda, que os resultados da reestruturação, com base nos planos Safra, são visíveis na Instituição e também no campo, com a melhoria da condição de vida das pessoas e da economia do setor primário. “O maior crescimento da economia do Estado no primeiro trimestre foi da agropecuária, que conseguiu elevar seu resultado em 6,4%, mesmo tendo como base comparativa a supersafra colhida no verão do ano passado.”

O DADO foi divulgado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), que anunciou também o desempenho bastante acima do brasileiro no primeiro trimestre de 2014 do PIB gaúcho, registrando alta de 3,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A FEE divulgou ainda a revisão do PIB do ano de 2013, que passou de 5,8% anteriormente calculados, para 6,3%. “Mantendo o Estado na posição de maior crescimento do País”, ressaltou De David.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções