CAPÃO DO LEÃO: Câmara cria comissão para processar o prefeito
Às vésperas do Carnaval, que este ano será fora de época – dias 28, 29 e 30 deste mês -, eis que surge um samba-enredo na política leonense. Na sessão da Câmara Municipal da terça-feira desta semana, o vereador Francisco Silveira(PDT) teve aprovado por unanimidade dos vereadores presentes ao plenário pedido de criação de uma comissão processante ao prefeito Cláudio Vitória, também do PDT. O relatório final da comissão poderá pedir ou não a cassação do mandato do prefeito. Antes disso, no entanto, o chefe do Executivo terá amplo direito de defesa.
Na justificativa do pedido aprovado, inclusive com os votos de duas vereadoras do PDT, Jane Gomes e Nazi Medeiros, presentes em plenário, o parlamentar elenca o “descumprimento de prazo pelo Executivo para responder pedidos de informações da Câmara”. De acordo com a Lei Orgânica do município, o prazo para que os pedidos sejam respondidos é de dez dias.
“Estamos tranquilos pois não cometemos nenhum crime e também não houve nenhum tipo de omissão às reivindicações da Câmara. Não cometemos nenhum ato prejudicial ao município nem à comunidade de Capão do Leão. Se houve algum erro foi de tempo de tramitação de documentos, e vamos apurar as responsabilidades para que não fique nada sem respostas, aos vereadores e à população”, disse o prefeito.
Num primeiro momento, os dois pedidos não respondidos teriam “trancado” na Procuradoria do Município, que nos meses de janeiro e fevereiro estava sobrecarregada de atividades e não teria conseguido atender as demandas do Legislativo. A procuradora, Gislaine Goldbaum, informa que a situação que motivou o atraso, era do conhecimento do presidente da Câmara.
A Comissão Processante será presidida pelo vereador Ailton Miranda(PTB) e terá como secretário e relator, respectivamente, os vereadores Élio Bica(PT) e Valdecir Lima (PMDB). Na sessão da terça-feira os outros vereadores do PDT, Hugo Albuquerque e Toninho Matias não estavam presentes.
POR OUTRO lado, o presidente do diretório municipal do PDT de Capão do Leão, Paulo Leite, informou que nesta quinta-feira o diretório será reunido para analisar a “desagradável e desgastante” situação provocada pela atuação dos vereadores pedetistas.
“Temos de ter calma, já fizemos contato com a direção estadual do Partido e vamos conversar entre nós, diretório e vereadores, para alinhar o passo da nossa sigla sem prejuízos de nenhuma parte”, resumiu o dirigente partidário.