CAPÃO DO LEÃO : Casa Bom Samaritano oferece apoio a dependentes químicos
Um espaço destinado a quem busca ajuda para se livrar da companhia de hábitos prejudiciais à saúde, física e mental.
A Casa de Recuperação Bom Samaritano está com suas portas abertas, no Cerro do Estado, em Capão do Leão, para receber dependentes químicos, álcool, fumo e drogas, que desejam encontrar um novo caminho na sua vida a partir de terapia ocupacional e incentivos ao abandono dos vícios.
O método é aplicado pelos amigos Juliano Ludtke e Gustavo Leal, ex-dependentes químicos, que apresentam novas possibilidades de vida a quem chega. “Trabalho, oração e disciplina é a base”, garante Gustavo.
Uma modesta e aconchegante habitação, em meio ao verde do campo e árvores diversas, num espaço de um hectare. É assim a Casa, que atualmente abriga cinco internos. Todos permanecem 24 horas por dia na casa, que tem capacidade para abrigar até 12 pessoas. A manutenção do local é garantida pelo trabalho dos internos. Quem pode pagar, paga; quem não pode, recebe o mesmo tratamento. A ajuda tem chegado de várias formas, a partir de doações da comunidade e lideranças religiosas que visitam o local.
No momento, os coordenadores buscam ajuda para reformar e ampliar o local: qualquer doação, material de construção e ferramentas, é bem recebida.
“Estamos começando um trabalho, que está recebendo a ajuda de muitas pessoas, e a gente espera também contar com o poder público para ampliá-lo e atender mais pessoas”, diz Juliano, lembrando que a maioria dos internos é carente, que não tem como bancar um tratamento convencional.
APOIO – Qualquer ajuda pode ser encaminha ao local, assim como quem busca ajuda pode procurá-lo. Fica no Corredor das Tropas, antiga Travessa Santa Heloísa, 37, no Cerro do Estado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 8453-2656 e 8419-3633. Ou ainda pelo e-mail [email protected]