Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

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CAUSO BEATS & MATUDARÍ : Som do Laranjal na Estação Férrea

13 novembro
08:58 2015

Amanhã a partir das 15h, shows de encerramento da 4ª Semana Municipal do Hip Hop. A programação, inicialmente programada para o fim de outubro, teve de ser adiada devido a chuva. No sábado à tarde na Estação Férrea, atrações como Tiago Vandal, Mano Rick, Cents Dudu, Seguidores Palavra RAP, Pensamento Consciente, MC V.P.S., J. Will e Ligado. Em destaque o som que reúne os grupos “Causo Beats” e “Matudarí”. Os integrantes são moradores do Laranjal e, paralelamente às trajetórias de cada banda, também desenvolvem projeto conjunto. Recentemente houve apresentação na Primavera Cultura Livre.

CAUSO Beats é de 2010, e a sonoridade é a “batida” que caracteriza o Hip Hop. Como integrantes: Matheus Kbelo, James Leal e Enrico Anselmi. Em 2012, eles lançaram a “Promotape” com sete faixas “Antes que o mundo acabe”. Naquele ano, a produção conquistou o terceiro lugar, categoria “Melhor EP do Ano”, no prêmio estadual “RAPLongaVida”. O grupo já abriu shows de MvBill, Cone Crew e Oriente.

MATUDARÍ é de 2012 e a designação é referência ao “Mato do Ari”. Os integrantes Luan de Oliveira, Natã Carvalho, Christopher Lemos e Bruno Del Pino, explicam o significado: “Matudarí é a abreviação de ‘mato do Ari’. Ele foi um personagem icônico do Laranjal, um jardineiro que vivia em uma terra ‘no meio do mato’. Matudarí é musica de raiz em gêneros como rock, reggae, samba e MPB. Com o Causo Beats, temos várias influências em comum, como B.B. King, Sabotage, Criolo, Stevie Wonder e Jimi Hendrix“.

UNIÃO – Matheus Kbelo menciona sobre a união dos grupos: “A ideia surgiu numa junção da galera, reunida numa praça do bairro. Encontramos compatibilidade no gosto musical, já que todos gostam de explorar novos ritmos e frequências. Há o som de raiz, mais característico da Matudarí, e várias influências em comum com o Causo Beats. Até brincamos, cantando músicas de outros artistas, mas não é esse o foco. Geralmente acontece quando há algum show privado ou a descontração nos ensaios. Sábado o repertório será referente ao projeto Causo Beats & Matudarí. E planejamos a gravação de CD com doze músicas”.

Bruno Del Pino, Natã, Enrico Anselmi e Matheus Kbelo (em pé), Christopher, James Leal e Luan

Bruno Del Pino, Natã, Enrico Anselmi e Matheus Kbelo (em pé), Christopher, James Leal e Luan

REPERTÓRIO do show com os dois grupos: “As músicas são releituras de criações já lançadas pelo Causo Beats. Porém, com o arranjo da Matudarí. Então, composições de James Leal e Matheus Kbelo. Os outros cinco, até agora, têm feito a parte sonora. As músicas foram selecionadas conforme a ideia que o projeto Causo Beats & Matudarí pretende desenvolver, ou seja, mensagens de consciência que causem algum efeito naquele que escuta, por menor que seja. São letras que ganham destaque com a junção dos dois grupos. Junto com a banda conseguimos reforçar a letra e dar mais peso à ideia. O objetivo é transmitir, através das experiências de cada integrante, alguma mensagem produtiva e que sirva de modo positivo para o ouvinte. Trata-se de ampliar o efeito causado pela composição a partir da harmonia entre som e texto,  expandindo aos mais diferentes públicos e gostos musicais, seja reggae, Rap, Rock, MPB. Variamos o som, mas a ideia da rima continua embasando o som”.

FUTURO da parceria: “É pra ontem a ideia de lançar o disco com doze faixas. Estamos buscando acertar o ‘monetário’ para terminar e disponibilizar a produção. Vai depender da arrecadação que a gente fizer. Se possível, tudo ainda neste ano. Em 2016, pretendemos manter o projeto, fazendo shows por Pelotas e região, ou aonde surgir a oportunidade de apresentar o trabalho. Também pensamos em lançar os clipes que já temos do projeto. E queremos seguir investindo para criar nosso próprio estúdio, com nossos recursos. Além do projeto conjunto, tanto Causo Beats quanto Matudarí possuem trabalhos próprios. O que se quer é investir para que se possa unificar a produção num local e potencializar a qualidade do produto. Em breve teremos mídia específica da parceria, que será disponibilizada ao público”.

(Por Carlos Cogoy)

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